terça-feira, 13 de março de 2012

Se você ama, por que não diz?


 Lendo um artigo de Bruno Astuto, na revista Época, (Se você ama, por que não diz?) lembrei de outros que também falam da vergonha que as pessoas têm de demonstrar seus sentimentos, de parecerem ridículas se mostrarem que são românticas. Se disserem eu te amo quer seja para o companheiro (a) ou para os pais, filhos, irmãos, amigos. Muitas pessoas agem dessa forma devido a educação que tiveram, o meio em que vivem.

Bruno Astuto conta que tem uma amiga que se orgulhava de, em 23 anos de casamento, nunca ter dito “eu te amo” para o marido. Batia no peito como uma vencedora, como o lado vitorioso de um eterno jogo de sedução, em que apenas uma parte cede, e outra capitula. Sua estratégia, garante, deixou-o sempre apaixonado, “no cabresto”. - No fim do ano passado o marido teve um ataque cardíaco fulminante e não resistiu. A mulher não teve tempo de se despedir, nem mesmo de tentar salvá-lo. O golpe lhe foi fatal; ela o adorava, mas não a ponto de lhe contar que o amava.

Bruno Astuto conta que pediu à viúva que o deixasse publicar seu relato. Ela concordou, porque achava importante dividir com as pessoas a maior dúvida que lhe restou dessa terrível experiência: será que é realmente necessário economizar belas palavras? Por que temos vergonha de dizer que amamos alguém? Ele relata a experiência da mulher, que está arrependida de nunca ter dito ao marido o quanto o amava.  Existe muitas destas viúvas nos dias de hoje.

Eu pergunto: há algum problema em nos mostrarmos frágeis de vez em quando?  Estou com o Bruno Astuto quando diz que num mundo sem toques, olhares e os sons das vozes, e dos carinhos vazios de Twitters e Facebooks, o grande desafio do ser humano é ir além do “cutuco” das redes sociais. Sair do seu casulo, enfrentar o trânsito, procurar a pessoa e dizer, sem medo, o que sente. Para essa geração que começou quando a AIDS nos fez distanciar para não nos envolvermos, o futuro dos Jetsons chegou de fato. Não em termos dos carros voadores, mas capacetes invisíveis que protegem do contato físico e mantêm as emoções enclausuradas numa sinistra assepsia.

É por isso que eu não me importo com os olhares atravessados ou algumas piadinhas quando ando nas ruas de mãos dadas com minha mulher, troco beijos e abraços em locais públicos, dizemos eu te amo a qualquer hora ou em qualquer lugar, quando sentimos vontade. Já ouvi pessoas dizerem: Não são casados, por que ficam se beijando no bar? É ridículo um casal com uma convivência de mais de 30 anos andar de mãos dadas, dizer eu te amo e trocar um beijo em público. Bonito mesmo são adolescentes e jovens que se encontram a primeira vez e se pegam em qualquer lugar e partem rapidinho para os “finalmentes”, para em seguida se separarem e dizerem “só ficamos”.

N.E. Texto original de Maura Sérgia, adaptado por Cristóvam Aguiar

Nenhum comentário: