sexta-feira, 16 de março de 2012

Teoria da Conspiração


Teoria da conspiração é qualquer teoria que explica um evento histórico ou atual como sendo resultado de um plano secreto levado a efeito geralmente por conspiradores poderosos, tais como uma sociedade secreta ou governo sombra. Tais explicações são muitas vezes vistas com ceticismo exagerado e por vezes ridicularizadas, uma vez que raramente são apoiadas por alguma evidência conclusiva, contrastando com a análise institucional, cujo foco é o comportamento coletivo das pessoas em instituições conhecidas do público.

Tal como é descrito em materiais acadêmicos e relatos das publicações alternativas que não seguem o padrão estereotipado da grande imprensa, de modo a explicar eventos históricos ou atuais, ao invés de associações secretas de indivíduos. Por este motivo, o termo é muitas vezes usado de forma depreciativa, na tentativa de caracterizar uma dada crença como bizarra e falsa, cuja origem é imputada a pessoas ou grupo de pessoas é consideradas excêntricas ou lunáticas.

No final do século XX e inícios do XXI, as teorias da conspiração tornaram-se um lugar comum nos meios de comunicação, o que contribuiu para o conspiracionismo emergente enquanto fenômeno cultural. Acreditar em teorias da conspiração tornou-se, assim, num tema de interesse para sociólogos, psicólogos e especialistas em folclore”. (dados da Wikipédia)

            Recentemente tenho recebido via internet muitas informações que podem ter origem na Teoria da Conspiração.  Senão vejamos:
            “O todo poderoso do jornalismo da Globo, Ali Kamel que estava incomodando o governo Dilma, pois estavam caindo muitos ministros corruptos. O governo lembrou ao pessoal da Globo que é chegada a época de renovar a concessão, e “pediu” que fosse colocado um “cumpanheiro” no lugar dele, o Amauri Soares, que já entrou colocando a mulher dele, a Patrícia Poeta, no Jornal Nacional, no lugar da Fátima Bernardes”. Dá pra acreditar?

Mais uma da Teoria da Conspiração: ‘É suspeito que Maria das Graças Foster, nova presidente da Petrobras seja casada com um súdito da Rainha da Inglaterra. Collin Foster. Através da Maçonaria Inglesa, a Oligarquia Financeira Transnacional tem uma ligação politicamente estreita com o governo Dilma. Além de já ter faturado R$ 614 milhões em 43 contratos com a Petrobrás, quando Graça era diretora de Energia e Gás, as compras da Petrobras nas empresas de Foster somam R$ 10 milhões por ano”.

Como um bom casal certamente partilha dos mesmos interesses e opiniões, e na intimidade talvez façam confidências íntimas ou profissionais. Fica aí a dúvida. E, como disse um internauta, todo dia somos massacrados por notícias que alimentam a nossa “conspiranóia”. Mas, eu prefiro ser um paranóico atento e rebelde do que um inocente útil.

Nenhum comentário: