sábado, 21 de abril de 2012

Alex Ferraz

NA MESMA
Há cerca de dois meses, se tanto, a Tribuna denunciou as lamentáveis condições do 14º Centro de Saúde, da prefeitura, nas Sete Portas. No dia seguinte, fizeram uma maquiagem, mas nada mudou. O sanitário (pasmem!) continua interditado e há mato por toda parte. Incrível!
Quando a morte súbita é literal
Nos últimos dias, pelo menos quatro casos de morte de atletas em pleno jogo, envolvendo esportes como futebol e vôlei, entre outros, voltaram a chamar a atenção do mundo esportivo para esta circunstância, que tem se repetido com frequência preocupante. Estatísticas dão conta de que, na Europa, ocorrem cerca de 30 mortes por ano de jogadores nessas condições, média idêntica à dos EUA. No Brasil, já tivemos diversos casos, e, na Bahia, há pelo menos dois casos  recentes de morte de candidatos a PM durante os testes de aptidão física.
Há quem atribua o problema às exigências físicas  cada vez maiores,  aliadas, supostamente, ao uso de medicamentos ou elementos outros para forçar ainda mais o organismo. No entanto, a teoria mais aceita é a de que os exames preventivos não têm sido feitos com a competência necessária.
Médicos que defendem esta última hipótese admitem que, no mais das vezes, os problemas que levam à morte súbita durante o momento de grande exigência do sistema cardíaco são oriundos de complicações congênitas, ou seja, as vítimas já tinham a deficiência desde o nascimento (ou, talvez, adquirida devido a alguns tipos de doenças, como certas infecções).
Diante disso, fica claro que é necessária uma investigação rigorosa antes de colocar um atleta para exigir o máximo do seu corpo. E tal investigação não pode estar à mercê de interesses de clubes, instituições e muito menos na dependência do voluntarismo do próprio atleta, geralmente examinado numa fase da vida em que as pessoas acreditam que nunca morrerão.
É uma questão de responsabilidade médica, pois não é raro, após um acontecimento desse tipo, os teoricamente responsáveis pela saúde de quem está treinando, jogando ou fazendo testes, virem a público dizer que “tudo foi feito” para tentar salvar a vítima. “Tudo”, aí, deveria englobar, necessariamente, exames preventivos responsáveis.
Democracia relativa
O Planalto decidiu vetar a presença da equipe jornalística do programa CQC em eventos com a presidente Dilma, inclusive em viagens internacionais.
Nunca é demais lembrar que Michael Moore, famoso documentarista americano que arrasou com Bush no filme sobre o 11 de setembro, obteve, meses após o filme tomar conta do mundo, credencial para participar tranquilamente da convenção do Partido Republicano...
Huga, a rainha
louca
A presidente da Argentina, Cristina Kirchner, insiste em atitudes circenses, e irresponsáveis, para desviar a atenção da sua incompetência na gerência do país, cuja economia vem desabando notoriamente.
Agora, estatizou a maior empresa que atuava no país, a petrolífera YPF, e não pretende pagar indenização. Está seguindo o ultrapassado e isolante modelo populista do ditador venezuelano Hugo Chávez. Coitado dos argentinos.
  
Ainda sobre
cartórios
Insisto e seguirei insistindo: quem terá autoridade suficiente para colocar os cartórios privatizados baianos nos eixos?
Ou será que a população seguirá sendo torturada por essas fábricas de dinheiro que esnobam seu público? Desta eu aguardo resposta.
Frase:
Os médicos acusam a natureza; os enfermos, os médicos. 
(Marquês de Maricá)
Merreca não
paga aluguel
A prefeitura municipal de Lauro de Freitas disse que vai liberar R$ 200 mensais para que os despejados de um conjunto habitacional do programa Minha Casa, Minha Vida, em Itinga, possam pagar aluguel em outras plagas.
Dois problemas: 1) Onde encontrar habitação digna por R$ 200 mensais? 2) Ninguém quer alugar quando sabe que o pagamento está sob responsabilidade de algum poder público. É que eles simplesmente não pagam...
Sucom
responde
Recebi da assessoria de imprensa da Sucom: “Com relação à denúncia de um leitor sobre poluição sonora provocada por uma reforma que está sendo feita na escola Euzébio Muniz, situada na Rua Cristiano Buys, Cabula, a Superintendência de Controle e Ordenamento do Uso do Solo do Município (Sucom) informa que a fiscalização esteve no local na tarde desta quarta-feira (18). Na ocasião, o responsável pela intervenção foi notificado para que não desenvolva poluição sonora na execução dos serviços da obra.”
Mendicância a toda prova
Questionada sobre o que iria fazer na Rua Pisca Pisca (em Águas Claras), onde não há sequer asfalto nem rede de esgoto, a despeito de funcionarem ali dezenas de empresas de reciclagem, com intenso movimento de caminhões, a prefeitura de Salvador disse que estava “buscando recursos federais”.
Ontem, nesta Tribuna, a mesma prefeitura anuncia que está tentando “captar recursos junto ao trade turístico” para consertar o Mercado de Itapuã, que, embora seja emblemático em termos turísticos, não é uma estrutura gigantesca. Nossa, os cofres estão mesmo vazios, hein? Hum...
1 CONSUMIDOR - Começam nesta segunda-feira (23) as inscrições para o “Consumidor Educação: Curso Virtual para o Jovem Consumidor”, da Escola Nacional de Defesa do Consumidor. Na Bahia, as inscrições podem ser feitas, até o dia 27 próximo, na sede do Procon-BA (Rua Carlos Gomes, nº 746, Centro).

2 CONCERTO
- No próximo dia 22 (domingo), o Programa Neojiba promove o terceiro concerto do Festival de Páscoa, na Igreja de São Francisco, às 17h.

3 SAC - As cinco unidades de atendimento do SAC que funcionam em estabelecimentos comerciais da capital e Região Metropolitana estarão fechadas amanhã, por conta das comemorações do feriado de Tiradentes.

4 RÁDIO - Entre os dias 19 e 21 de junho, Brasília sediará o evento mais importante do rádio e da televisão brasileira, o 26º Congresso Brasileiro de Radiodifusão. Mais informações: (61) 2104-4610.

5 DIREITO - O curso de direito do Campus III da UNEB, em Juazeiro, recebeu o selo de qualidade da quarta edição do programa OAB Recomenda.

Nenhum comentário: