quinta-feira, 12 de abril de 2012

Alex Ferraz

COMOÇÃO
Defendo radicalmente a luta contra maldades praticadas a animais, até porque os seres humanos estão muito atrás deles em termos de convivência. Todavia, não seria interessante se os mesmos esforços dirigidos para salvar o cãozinho Lobo ocorressem em relação às centenas de milhares de crianças na miséria e nas drogas? Pois é...

Pelo fim da Transalvador e a volta do Detran

Perdemos a conta das greves promovidas pelos servidores da Transalvador. O órgão já foi comandado por militar, gente doce, gente azeda, diplomata, enfim, por praticamente todos os perfis de chefes, mas a história se repete de forma acintosa: volta e meia, nova greve. Há sempre um argumento trabalhista, mas também existe sempre um pano de fundo político/eleitoral.
 O que fazem de tão importante essas vetustas figuras? Nosso trânsito segue caótico, eles não ajudam em nada; só aparecem para catar motociclista caído no asfalto e chegam depois da Samu. E todo dia tem uma reivindicação, uma queixa etc.
 Na verdade, depois da criação da Transalvador (com a antiga SET), acabou a orientação do trânsito na cidade. Nos bons tempos em que o Detran comandava o setor, a preocupação não se restringia, como hoje, apenas em aplicar multas. Havia policiais (parceria com a PM) nas sinaleiras, educados, ajudando pedestres e motoristas a resolverem pequenos entraves, que acabam gerando grandes engarrafamentos, e evitando que os que andam a pé fossem expostos a risco.
Hoje, não. Os eternos grevistas, nos raros intervalos em que resolvem trabalhar, passeiam pela cidade, mas nunca aparecem, inclusive usando motos, onde há gargalos terríveis para dar orientações precisas.
Sem querer ser radical, mas sendo, proponho que o órgão seja simplesmente extinto e que volte ao Detran e à PM o comando do trânsito em Salvador. Certamente teremos um sistema que funcionará melhor.

O escândalo
dos bombeiros (I)
 Mais uma vez a atuação dos bombeiros de Salvador, a despeito da coragem e empenho dos seus soldados, foi patética. Faltou água, faltou uma plataforma para elevar os soldados a fim de jogarem água do alto, faltou tudo no caso do incêndio dos depósitos da Insinuante.
As deficiências técnicas escandalosas da corporação resistem a sucessivos comandos, e fica a dúvida: será que os que exercem este comando não percebem ou simplesmente não têm força para exigir melhorias?
  
O escândalo
dos bombeiros (II)
Por outro lado, falta fiscalização de um modo geral na cidade. Até mesmo na modesta Porto Velho, na longínqua Rondônia, não se pode construir um prédio sem que seja instalado um hidrante na porta. Aqui, hidrante é artigo de luxo e os poucos que existem quase sempre estão sem água!
Além disso, as escadas dos bombeiros não atingem mais do que sete ou oito andares, o que é espantosamente atemorizante numa cidade que tem prédios residenciais de 30 andares ou mais.
Pelo visto, nenhuma providência será adotada (as denúncias vêm de anos) até que aconteça uma grande tragédia. É a nossa cultura...

Frase:
Em vez de trânsito, os servidores da Transalvador se especializaram em fazer greve. E só.

O escândalo
dos bombeiros (III) 
De um amigo especialista em combate a incêndios, já aposentado, mas sempre atualizado, recebo os seguintes comentários acerca do incêndio da Insinuante: “Talvez as pessoas não saibam que foram necessários mais de 15 carros-pipa, um veículo de grande porte de uma empresa do Polo e veículos de combate a incêndio do aeroporto.
E, veja só, um veículo especial da Embasa, usado para limpar redes de esgoto!”

O escândalo
dos bombeiros (IV) 
Ele completa: “A plataforma elevada, dos bombeiros, que poderia ter evitado maiores prejuizos, ficou inoperante por apresentar grande vazamento nas tubulações. Uma evidência da falta de manutenção.”

Ainda o caso das sacolas
Hoje estou cheio de colaborações. De um amigo paulistano, que leu a coluna anteontem, recebo e-mail sobre a questão das sacolas plásticas agora vendidas, em algumas capitais, pelos supermercados, com argumento ecológico: “Há anos, prestei serviço de consultoria no grupo Sendas (supermercados), no Rio, e que foi comprado pelo Grupo Pão de Açúcar. Na época fizemos um estudo na boca dos caixas de quantas sacolas plásticas cada cliente levava pra casa.
Isso foi feito para ver a quantidade média de sacolas por cliente e também qual o custo delas em relação ao faturamento. E sabe qual foi o resultado? Pasme, o custo da sacola plástica em relação ao faturamento era de 3% a 5 %.
Isso mesmo. E agora os supermercados vêm com essa de meio ambiente? Pergunto, eles vão repassar este ‘desconto’ para os consumidores?”

1 CONGRESSO - O VII Congresso Brasileiro de Unidades de Conservação encerra inscrições no próximo domingo (15), que podem ser feitas pelo portal do evento www.fundacaogrupoboticario.org.br/cbuc. O evento acontece entre os dias 23 e 27 de setembro, em Natal. 

2 REVISTA - Com o lema “A Poesia Existe, Resiste e Insiste!”, a Revista Cultural Artapoesia chega à edição de nº 99, com lançamento nesta sexta-feira, dia 13, às 18h, no Gabinete Português de Leitura.

3 MOSTRA - O Palacete das Artes Rodin Bahia inaugura no próximo dia 24 às 19h, a exposição “ O Imaginário do Rei, Visões sobre o Universo de Luiz Gonzaga” .

4 INSTRUMENTOS - Pelo segundo ano o Salvador Norte Shopping sediará a Play Now, exposição interativa de instrumentos musicais, de hoje a 15, no piso L1.

5 UNIVERSIDADE - O programa Universidade para Todos (UPT), do governo estadual, está com inscrições abertas até o dia 20 deste mês para o pré-vestibular social. Mais informações: www.educacao.ba.gov.br.

Nenhum comentário: