segunda-feira, 2 de abril de 2012

Alex Ferraz

MISTÉRIO
Vejo mais uma entrevista na TV sobre aquecimento global, buraco de ozônio e queima de derivados de petróleo. Condenam carros, caminhões, fábricas. Mas nunca, jamais falam nos aviões, que vão lançar os gases fatais para a atmosfera lá em cima. Por quê?

Censura chinesa e a internet paralela

País que tem o maior número de internautas do mundo (cerca de 540 milhões) e grande fabricante de produtos para a mídia eletrônica, a China continua a censurar com mão de ferro a internet. Na semana passada, pelo menos 16 grandes sites foram vetados, incluindo as mais conhecidas redes sociais, porque circulavam na net boatos (seriam só boatos?) de um golpe de Estado iminente no país.
Bem, nem só a China está preocupada com a perigosa (sic) democracia da internet. No Irã (claro!) a censura também é ferrenha e até os EUA, que se autoproclamam arautos da democracia, há fortes instrumentos de censura à rede.

Por essas e outras é que pode vingar uma ideia que vez sendo gestada desde o auge da perseguição ao Wikileaks, em 2010: o sueco Peter Sunde, dono do site Pirate Bay (que vive na mira da Polícia) lidera um grupo de hackers e piratas que tencionam criar uma “rede alternativa”, imune às autoridades.

Peter Sunde explica que a rede como está hoje é controlada porque os endereços são gerenciados pela Icann (Internet  Corporation for Assigned Names and Numbers), criada pelo governo americano. Ela funciona assim: quando o internauta digita o nome de um site, automaticamente é consultada uma lista organizada pelo Icann, onde está o real endereço do site, que é um código numérico. E Sunde resume: “O governo americano controla quem pode entrar nessa lista. E, por isso, controla a internet.”

A ideia da rede alternativa é criar um sistema paralelo e descentralizado, cuja manutenção ficaria a cargo de voluntários em vários países, abrigando de forma segura sites polêmicos. O acesso seria possível a partir da instalação de um software simples no computador do usuário.
Como se vê, a internet já está adulta o suficiente para merecer atitudes subversivas...

Será que
foi assim?
E por falar em internet, circula na rede uma entrevista da Chefe de Estado alemão, Angela Merkel, na qual ela teria dito o seguinte, sobre os discursos críticos de Dilma em visita a seu país:
“Essa senhora vem à Alemanha nos dizer o que temos que fazer? Ora, a Alemanha vai bem obrigado, apesar de tudo. Mas eu vou aproveitar para dar um conselho a ela: Antes de vir aqui reclamar das nossas políticas econômicas, por que ela não diminui os gastos do governo dela e diminui os juros, que são exorbitantes no Brasil? Se eu posso emprestar dinheiro a juros baixos e o meu povo pode ganhar juros absurdos lá no país dela, eu não vou ser quem direi ao meu povo que não faça isso. Ela que torne a especulação no país dela menos atraente.”  Êita!

Arrogância para
embromar
Nada contra o inalienável direito de defesa de qualquer um diante de acusações legais. No entanto, causa-me arrepios e asco o discurso falsamente sisudo do advogado do senador Demóstenes Torres, tentando inverter a situação calamitosa em que se encontra a moral do político: brada contra “escuta legal” diz que Demóstenes é quem é a vítima!
Ilegalidade por ilegalidade, meu caro, a do seu cliente salta aos olhos. Batam um abacate!

Frase:
É próprio das censuras violentas tornar credíveis as opiniões que elas atacam.
(Paul Valéry, 1871-1945, poeta, escritor e filósofo fancês)

Querem mesmo
levar a sério? (I)
O STJ relaxou a lei seca, mas alguns estados radicalizaram. Em São Paulo, por exemplo, a decisão do STJ foi solenemente ignorada e o cerco a quem dirige depois de tomar umas duas aumentou.
Mas os acidentes continuam, e cada vez piores.
Então, se querem mesmo levar a sério o anunciado intuito de inibir a direção sob efeito do álcool, por que não aplicam penas altíssimas, inclusive financeiramente falando?

Querem mesmo
levar a sério? (II)
Minha sugestão vem do que conta um amigo que mora na Europa. Lá, não existe blitz para mandar soprar bafômetro. As pessoas têm livre arbítrio e decidem se podem ou não dirigir após beber.
Agora, se um motorista embriagado se envolver num acidente, coitado! Vai ser preso, pagar multas altíssimas, e se o desastre matar alguém, o sujeito tem que vender tudo para pagar a indenização. 

Querem mesmo
levar a sério? (III)
Mas no Brasil, não. Aqui, vivemos um teatro de leis e atitudes de coação que só funcionam para a mídia. Não se quer a aplicação de penas duras e altas indenizações, porque muita gente grande pode cair nesta situação. Então, fingem que punem e a gente finge que obedece. Uma bandalheira, na verdade.

1 COELBA -  - De hoje a quinta-feira,  os moradores de Pernambués e Jardim Santo Inácio terão acesso aos serviços da Agência Móvel da Coelba, veículo especialmente montado para levar até os consumidores os serviços da concessionária e cadastrar clientes na Tarifa Social de Energia. 

2 GALO - A galera do ‘Pela City’ toda quarta-feira tem diversão garantida, com o famoso Galo de Diumbanda. No dia 4, a partir das 19h, quem irá complementar a festa é a Banda Bokinha da Garrafa. Atrás da rodoviária antiga. 

3 HISTÓRIA - O Programa de Pós-Graduação em História Regional e Local (PPGHIS), do Campus V da UNEB, em Santo Antônio de Jesus, está com inscrições abertas até 2 de maio, para seleção na categoria aluno regular 2012 do curso de mestrado. 

4 SAC - As duas unidades itinerantes do SAC Móvel vão visitar 21 cidades baianas durante o mês de abril. Os postos móveis oferecem os principais serviços da rede. 

5 INDÚSTRIA - De 3 a 13 próximos, as empresas industriais contribuintes do SENAI-BA poderão fazer reserva de vaga para os cursos de Aprendizagem Industrial de Nível Básico que terão início em julho.


Nenhum comentário: