domingo, 29 de abril de 2012

Câmera tira fotos e imprime texto descrevendo as imagens

Confira exemplos de fotografias e suas respectivas descrições realizadas pelo dispositivo

Câmera Descritiva (Foto: Matt Richardson)

O objeto da foto acima é uma câmera fotográfica. Mas não daquelas comuns, em que você clica no botão e ela lhe mostra a imagem capturada. Em vez disso, o dispositivo imprime uma descrição da foto que você tira. A câmera, por enquanto, é apenas um protótipo desenvolvido pelo programador Matt Richardson, batizado de Câmera Descritiva, mas já funciona com sucesso.
O site da invenção conta que, ao usuário tirar uma foto, a câmera envia essa imagem a uma equipe de pessoas que vai analisá-la e, em seguida, enviar de volta ao dispositivo a descrição do cenário, de 3 a 6 minutos depois. No caso, quem está tendo o trabalho são funcionários da Amazon Mechanical Turk (MTurk), serviço contratado por empresas em que seres humanos realizam tarefas que os computadores não são capazes de fazer.
A ideia do inventor é de, no futuro, tentar comercializar sua invenção e aperfeiçoar a aparência da câmera, como reduzir um pouco o seu tamanho, tornando-a prática para ser levada a qualquer lugar. Ainda na página da internet, Richardson publicou algumas imagens feitas pelo aparelho, com suas respectivas descrições impressas. Confira abaixo:

"Parece um armário feio e velho, que tem placas com nomes e uma lâmpada de estudo ao lado" (Foto: Matt Richardson)


"Canto de um quarto com piso de madeira com uma caixa de ferramentas, uma bicicleta, uma pilha de livros, uma caixa encostada na parede, uma porta aberta com uma bolsa pendurada na maçaneta e uma porta dupla fechada com cabos pendurados" (Foto: Matt Richardson)


"Esta é uma imagem desbotada de um edifício em ruínas. Parece estar caindo e na necessidade de reparos" (Foto: Matt Richardson)

 

Nenhum comentário: