segunda-feira, 30 de abril de 2012

Alex Ferraz

NATIMORTO?
Os soteropolitanos não dão sorte mesmo com transporte, hein? O metrozinho já consumiu mais de 10 anos, e nada. O metrozão (sic), que seria na paralela, virou objeto de sigilo absoluto, enquanto o tempo passa rápido, muitíssimo mais rápido do que nosso sistema de transporte coletivo. Xocotô!
O Brasil da fantasia e o Brasil real
A cada dia fica mais visível – e grave – a existência de dois Brasis. O Brasil que vai às compras e engorda os índices de crescimento, que tem legislação exemplar para proteger (sic) menores da exploração por adultos (sexual, trabalhista etc.) bate de frente com o Brasil onde a dívida irresponsável aumenta a cada dia, numa bolha perigosa, e onde os menores de idade, pelo fato de não serem alvo de nenhuma legislação punitiva, estão se igualando em quantidade ao exército de criminosos adultos, conforme dados oficiais recentes.
No último dia 19, o delegado Sérgio Ribeiro, do Mato Grosso do Sul, desabafou, diante de rádios e TVs, após prender diversos menores com armas de uso restrito, muita maconha e pasta base de cocaína, e vê-los serem libertados horas após, por decisão da “Justiça”, na cidade de Colider: “A partir de hoje, a Polícia Civil não vai mais prender menores. Não vamos despender um esforço desse tamanho para prender menor e em menos de 24 horas eles serem colocados na rua. A polícia tem feito o seu trabalho. Soltar esses menores é dizer para esses criminosos de 16 e 17 anos que vocês podem andar com arma de uso restrito, podem vender maconha para as crianças nas escolas, vocês podem viciar os adolescentes, vocês podem assaltar”
No mesmo dia, corriam notícias sobre a “Gangue da Chupeta”, na cidade de Braço do Norte, em Santa Catarina. O grupo de marginais é composto exclusivamente por menores de idade, sendo que um dos líderes tem 12 anos. Mata, assalta e trafica drogas. Não sei se por mera coincidência ou incitada pelas declarações do delegado, a TV também mostrou, no mesmo dia, a situação surreal que ocorre em São Paulo, no bairro do Tatuapé, onde menores internados na Fundação Casa saem para assaltar e retornam para dormir no local. Pois é. Menores: dos males, o maior.
Ainda sobre
menores 
Sabe-se que está sendo examinado pelos parlamentares, em Brasília, um novo modelo do Código Penal, no qual a questão da responsabilidade criminal na menor idade parece que sofrerá mudanças. 
É urgente que isso aconteça. Quem tem 12, 14 ou 17 anos deve ser criminalizado, sim. Cabe ao Estado, que arrecada trilhões de reais em impostos, construir de imediato presídios dignos, para que essas crianças não sejam jogadas nas masmorras onde apodrecem centenas de milhares de adultos, uns sobre os outros, literalmente, neste país que gosta de posar de civilizado mas que esconde chagas medievais.
Momento
de humor
No filme “Meia Noite em Paris”, mais uma genial e imperdível obra de Woody Allen, o personagem Gil, vivido pelo ator Owen Wilson, delira e vê-se “transportado” para os anos 1920, convivendo com Hemingway, Gertrude Stein, Scott Fitzgerald etc. Ao “retornar” para 2010, pergunta à sua noiva o que ela diria se ele lhe contasse que conviveu com esses literatos. Ela responde:
- Diria que você tem um tumor no cérebro...
Frase:
A partir de hoje, a Polícia Civil não vai mais prender menores. Vocês podem andar com arma de uso restrito, podem vender maconha, vocês podem assaltar
(delegado Sérgio Ribeiro, do Mato Grosso do Sul)
Educação e
corrupção (I)
Vejo nos jornais que “metade dos brasileiros não terminou o ensino”. Dados do IBGE, relatando o abandono da escola logo no primeiro grau. Deduzo: uma quantidade também significativa nunca foi nem irá à escola. Deduzo que a totalidade dos brasileiros maiores de 18 anos é obrigada a votar. Concluo que a bandidagem que grassa na política nacional seguirá firme, enquanto o país for habitado por uma horda de ignorantes alienados.
Educação e
corrupção (II)
E por falar em educação: é cada vez maior o número de professores que vêm abandonando a profissão ou dedicam metade do seu tempo para se proteger do aluno/bandido, grupo que cresce de forma assustadora. Facadas, socos, tiros e outras agressões viraram rotina.
E a horda de baderneiros ainda pratica o cyberbullying, ou seja, xingamentos e ameaças pelas tais redes sociais. Um retrato da atual família brasileira e da educação que se dá a esses adolescentes, inclusive em casa. E olha que não tem classe social certa. O problema está em todas.
Dando a outra face
Brasileiros têm sido escorraçados de países europeus (Espanha, por exemplo), após ficarem presos de forma nazista em aeroportos. No entanto, aqui, o IBGE dá conta de que o número de imigrantes cresceu 80% nos últimos 10 anos e chega hoje à casa dos 150 mil no período. Motivo: economia pujante (sic) e “povo receptivo”. Ah, vai ser “bonzinho” assim na casa da zorra!
1 UFBA - A Editora da Universidade Federal da Bahia promove o primeiro lançamento coletivo de 2012 no dia 9 de maio, às 17h30, no hall da Biblioteca Universitária de Saúde da UFBA. 

2 CITOLOGIA -  Graduados em Farmácia (generalista), Farmácia-Bioquímica, Biomedicina e Medicina podem participar do curso de especialização em Citologia Clínica oferecido pelo Centro de Estudos Atualiza. Mais informações: (71) 3240-7171.  

3 UNIMED - A principal cooperativa de médicos do estado –  Unimed Salvador - completou 30 anos no último sábado, com mais de 300 médicos e uma rede de atendimento com 22 hospitais, 156 clínicas diversas e 19 laboratórios credenciados na RMS.

4 MICROS - A Federação das Associações de Microempresas e Empresas de Pequeno Porte promove nesta próxima quinta-feira, 3 de maio, o VI Fórum de Debates das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado da Bahia, no Fiesta Convention Center, das 13h às 19h.

5 LANÇAMENTO - No dia 11 de maio, às 19h, será lançado no Quadrilátero da Biblioteca Pública do Estado da Bahia (Barris), o livro “C’alô & outros poemas”, do jornalista e escritor Roberto Leal.

Nenhum comentário: