quarta-feira, 6 de agosto de 2014

Alex Ferraz

É FOGO!
Vejo no noticiário do Estadão que, em São Paulo, apenas 10% dos hidrantes funcionam. Ora, imaginem! Falamos da maior, mais rica e mais funcional cidade do País. Fico a pensar como devem estar os hidrantes de Salvador (aqueles poucos que ainda existem). Presumo que jamais foram vistoriados. Ou estou errado?

Frase: "Uma advertência não é inútil." (Sêneca)

Reforma política, já, é o sentimento geral
Inspirado em denúncia da candidata ao Senado Eliana Calmon  veiculada com exclusividade por esta Tribuna, o desembargador Clésio Carrilho Rosa comentou, em tom de justa indignação, no Facebook, a questão da compra de votos. Transcrevo aqui as suas considerações, com as quais concordo inteiramente: "Prestem atenção: duas figuras proeminentes do mundo político da Bahia desistiram de suas candidaturas a deputado estadual - o deputado Carlos Gaban e o presidente estadual do PSDB, Sérgio Passos, ambos sob a alegação de que os custos da campanha são altos, isto é, não têm dinheiro para comprar votos!"
E prossegue: "Em uma democracia séria, em um país sério, a Justiça Eleitoral e o Ministério Público Eleitoral instalariam um procedimento investigatório a fim de aprofundar sobre estas afirmativas dos respeitáveis e sérios políticos citados a fim de punir aqueles que compram e aqueles que vendem votos!"
Diz ainda o desembargador Clésio Rosa: "Toda a Bahia política sabe quem são os candidatos compradores de votos! Toda a Justiça Federal sabe quem são os compradores de votos! Todo o Ministério Público Federal Eleitoral também sabe quem são os compradores de votos! E sabem por que toda a imprensa divulga os custos da campanha e sabe-se que nos custos estão embutidos os preços das compras de votos!"

Ainda sobre
votos comprados (I)

Mais adiante, Clésio Rosa ressalva que "convém ressaltar que maioria acentuada de eleitores não vende a sua consciência e procura escolher os candidatos sérios, que perseguem a construção de um Brasil, de uma Bahia dominada pela dignidade!
"Um voluntário cidadão do Povo, no exercício de sua cidadania, disse-me que está coletando provas para levar até o Ministério Público Eleitoral Federal, entregando todos os elementos no sentido de deflagrar a competente e respectiva ação, seja no plano de crime eleitoral, seja no plano de infração eleitoral e que levem à punição de candidatos, cabos eleitorais e eleitores."

Ainda sobre
votos comprados (II)

E conclui: "O Ministério Público Federal-Eleitoral da Bahia bem que poderia dar o pontapé inicial objetivando afastar da política os mercenários que almejam alcançar cargos públicos para organizar suas quadrilhas a fim de assaltar e embolsar o dinheiro público destinado, principalmente, à educação, à saúde e à segurança daquela maioria do povo necessitado e que não vende suas consciências por intermédio do voto.
Confio, como sempre confiei, na atuação do Ministério Público Federal e do Ministério Público Estadual." É isso aí.

O fim da bala
perdida?

Para quem pensava que já viu tudo em termos de armamentos, eis mais uma novidade letal: o exército dos Estados Unidos, após gastar US$ 25 milhões e seis anos, acaba de realizar um feito só possível até agora em filmes de ficção. Criaram uma bala que persegue o alvo até atingi-lo.

Agora só falta
o trem andar...

Notícia alvissareira: os trilhos da Fiol chegaram a Ilhéus. Mas, calma! Chegaram de navio e ainda têm que ser postos nos dormentes.
Ah, sim, lembram quando chegaram os trens do metrô? Foi em 2008...

País rico é
país com esgoto

Em tempos de vacinação contra a hepatite A - da qual um dos principais transmissores é a falta de saneamento -, é bom prestar atenção aos números divulgados na semana passada pelo ONU: no Brasil, 73 milhões de pessoas não têm água bem tratada e 114 milhões vivem em más condições sanitárias em geral. País rico é país com saneamento, senhores!

Nenhum comentário: