terça-feira, 26 de agosto de 2014

Esmalte que detecta ‘Boa Noite Cinderela’ em bebidas




 
Com uma simples mexidinha no drinque com o dedo o esmalte ‘Undercover Colors’ é capaz de detectar substâncias adicionadas às bebidas como o ‘Boa Noite Cinderela’. Desenvolvido por um grupo de estudantes de engenharia da da Universidade da Carolina do Norte (NCSU), a novidade tem como objetivo proteger vítimas do famoso golpe do envenenamento em festas que muitas vezes termina em roubo ou estupro.
O esmalte leva em sua composição um produto capaz de mudar de cor quando em contato com Rohypnol, Xanax ou GHB, substâncias que costumam ser usadas para deixar as pessoas inconscientes para a prática de atos violentos e de abuso. Para verificar se a bebida está ‘contaminada’ o usuário do produto tem apenas que encostar a unha discretamente na bebida e esperar alguns segundos para verificar se houve a mudança de cor.
O produto ainda não chegou ao mercado e por enquanto seus criadores estão procurando investidores interessados em apostar na inovação. Mas alguns protótipos já estão sendo criados dentro da própria universidade com resultados satisfatórios. O fato da solução encontrada de ser um esmalte restringe um pouco o público, já que nem todos os garotos gostam de usar esse tipo de adereço e a prática do envenenamento seguido de roubo ou abuso de maneira alguma se restringe a mulheres. Mas mesmo assim não dá pra negar que a ideia é bem original.

Nenhum comentário: