sexta-feira, 22 de agosto de 2014

Horário gratuito



          Começou o festival de mentiras e promessas que assola o país em anos eleitorais. O pior é que tem muita gente que ainda da atenção e acredita no que houve e no ver pelo rádio ou pela TV durante o tal horário eleitoral gratuito. Mas, todo mundo tem o direito de acreditar no que quiser, inclusive em papai Noel e na fada do dente. O que me incomoda mesmo é essa história de “horário gratuito”.

         Gratuito pra quem cara pálida? Os partidos e os candidatos investem fortunas má criação de campanhas publicitarias para levar suas menti..., digo mensagens aos eleitores. As agências de publicidade faturam verdadeiras fortunas nesse processo, bem como os profissionais que nelas trabalham. Contudo, os veículos de comunicação, responsáveis por levar essas mensagens ao público, tem preciosos minutos tomados dos seus horários nobres sem receber por isso um centavo se quer. Onde está a tal gratuidade então?

         Os governos em geral têm o poder de exigir sacrifícios dos cidadãos para a realização de obras e ações que julguem necessárias e não hesita em tomar dos veículos de comunicação cerca de dois meses do faturamento do horário nobre, o que, ao nosso ver, é uma coisa injusta. Porque apenas esse setor perde com o tal horário eleitoral gratuito enquanto outros faturam milhões, a exemplo das gráficas e empresas de outdoor e plotagens.

         Aliás, para bancar a farra eleitoral o governo também não tem o menor escrúpulo em convocar cidadãos para trabalhar no dia das eleições. Fiscais e mesários são convocados no meio dos eleitores e trabalham cerca de 12 horas ininterruptas, pois se quer lanche ou almoço lhes são servidos e quando isso acontece é de péssima qualidade.  Essas pessoas não ganham nada por esse trabalho pesado e ainda são ameaçadas com perdas de direitos civis e até prisão caso não obedeçam a convocação. Agora, eu pergunto: Isso é justo, senhora Justiça?

         O processo eleitoral em si está totalmente defasado e desacreditado no Brasil. Mas, sempre que se aproxima as eleições ouvem-se as promessas de uma reforma ampla para modernizar e tornar o processo mais justo para todos. Contudo isso nunca acontece. Apenas uma modificação aqui ou outra ali, mas, que não atende nem de longe às expectativas de quem sonha com uma reforma política e eleitoral de verdade.

         Esse processo de deterioração da política no Brasil não é coisa de agora. Vem de anos. Há décadas, quando os políticos perceberam o desgaste provocado pelas suas mentiras e falsas promessas estava afastando os eleitores das urnas, foram buscar votos no seio da população analfabeta, dando-lhes o direito de votar e serem votados. Mas, mesmo assim, o desgaste continuou e cada vez mais eleitores se afastam da política, dos políticos e das eleições.

         Atualmente já foi dado o direito de votar aos menores a partir de 16 anos. E há nisso um contrassenso, porque eles podem votar, mas, não podem ser votados e também não podem ser processados criminalmente.   Porém, mesmo estes não demonstram muito entusiasmo em ir às urnas.


         Quem sabe os políticos dentro de mais alguns anos consigam votos entre a população infantil?

Nenhum comentário: