sexta-feira, 13 de novembro de 2020

Dia mundial da gentileza

 


Você sabia que o dia 13 de novembro é o Dia Mundial da Gentileza?

A celebração tem relação direta com o World Kindness Movement (WKM), entidade que incentiva, no mundo, ações de construção de uma vida mais amável. Em novembro de 1998, na I Conferência Mundial do Movimento, foi definida a data para o World Kindness Day (Dia Mundial da Gentileza).

Hoje é um dia propício para refletirmos sobre que lugar a gentileza ocupa no nosso dia a dia!

A gente reclama da violência, da falta de educação, da intolerância e mau humor dos outros, principalmente quem vive no ritmo acelerado das grandes cidades. Mas, será que estamos sendo tão diferentes? Porque a reação mais comum, ao se receber uma grosseria, é revidar e, assim, vamos alimentando uma cadeia de aborrecimentos, que só tende a crescer. A sensação que fica depois é muito ruim, porque recebemos emoções negativas e as devolvemos.

Será que existe uma fórmula para combater isso? Acredito que a resposta está justamente na gentileza. Se nos dispusermos a pratica-la em nosso dia a dia, fortalecendo essa corrente do bem, nos comprometer com o bem estar de quem cruza nosso caminho e consequentemente com o nosso, vamos ajudar a estabelecer relações mais saudáveis e melhorar um pouquinho o mundo em que vivemos. Se cada um de nós fizermos a nossa parte, independente de ações grandiosas e que tenham um resultado palpável a curto prazo.

Existem gestos simples que são capazes de provocar profundas transformações à medida em que vão sendo disseminados. 'Com licença', ‘por favor’, ‘bom dia’, ‘me desculpe’, ‘obrigado’, são gestos capazes de fazer uma grande diferença. Contudo, ser gentil pode ser ainda mais que isso, quando procuramos manter um estado de espírito afetuoso e viver de acordo com ele.

Gentileza é, antes de tudo, uma postura interna que, consequentemente, se reflete em nossas atitudes, gestos e palavras e que pode, assim, quebrar todo um ciclo de agressividade, impaciência e egoísmo que se propaga entre as pessoas em meio ao estresse e à correria diários.

Sorrir, ser amável, cumprimentar as pessoas que nos prestam serviços diariamente, segurar a porta do elevador para que a outra pessoa entre, retribuir um favor, oferecer ajuda sem esperar receber nada em troca, são exemplos simples e fáceis de serem aplicados e contribuem para que o ambiente em que vivemos se torne mais harmonioso.

Pesquisas científicas indicam que atitudes gentis elevam nossos níveis de satisfação emocional, provocando sensações de alegria, felicidade, entusiasmo, bem estar e tranquilidade. Como mente e corpo são indissociáveis, uma vez que adotamos uma postura mais compassiva, amorosa e generosa perante nós mesmos e às relações que estabelecemos, acabamos por respeitar mais nosso ritmo interno, liberando tensões, lidando melhor com o tempo e com os desafios, melhorando a qualidade de vida e, consequentemente, a saúde, diminuindo consideravelmente os sintomas de estresse, mau humor e fadiga.

Além disso, como vibrações positivas geram mais vibrações positivas, graças à lei de ação e reação, quanto mais oferecemos o nosso melhor, mais recebemos de volta. Gentileza gera gentileza, sempre.

Aproveite o Dia Mundial da Gentileza e experimente entrar nesta nova sintonia, percebendo uma nova qualidade de energia vibrando ao seu redor e as mudanças que ela pode proporcionar!

 

Nenhum comentário: