segunda-feira, 17 de setembro de 2018

FEIRA EM HISTÓRIA: Como 18 de Setembro foi instituído o Dia da Cidade

 Durante algum tempo o aniversário da cidade foi comemorado em 16 de junho, data alusiva a Lei Provincial que elevou a antiga vila à categoria de cidade, em 1873. Entretanto alguns historiadores, como o monsenhor Renato de Andrade Galvão defendiam que a data original era o 18 de setembro, quando em 1833 o presidente da Província da Bahia, Joaquim Pinheiro de Vasconcelos, criou o Arraial de Feira de Santana. Confira o artigo do jornalista Adilson Simas que descreve os fatos históricos que envolvem o Dia da Cidade:

O DIA DA CIDADE
Foi no dia 18 de setembro de 1833 que o presidente da Província da Bahia, Joaquim Pinheiro de Vasconcelos, criou o Arraial de Feira de Santana. Tomou a decisão autorizado pelo Governo Imperial que em 13 de Novembro do ano anterior, determinou a criação de vilas em todo o país.
Muitos ainda indagam a razão do aniversário da cidade ser em 18 de setembro se até pouco tempo a comemoração acontecia em 16 de junho

Na verdade o dia 16 de junho lembra a Lei Provincial nº. 1320, que em 1873 levou a Vila à categoria de cidade, com o nome Comercial Cidade de Feira de Santana. Por isso em 1973 comemorou-se intensamente o centenário da data, fato que se repetiu até o final do século XX
Em que pese as comemorações, vários estudiosos e historiadores continuavam defendendo 18 de setembro como sendo o Dia da Cidade. Entendiam que a emancipação da Feira aconteceu 40 anos antes, em 18 de setembro de 1833 e não em 16 de junho de 1873.
Entre eles estava o saudoso Monsenhor Renato de Andrade Galvão que não se cansava de pedir a mudança da data. Convidado pela Câmara em 1979, para falar em 16 de junho sobre o Dia da Cidade, Galvão não perdeu a oportunidade. Aproveitou a sessão solene, galerias repletas de convidados e defendeu sua tese.
Entre os seus argumentos, quando a Lei de 16 de junho de 1873 instituiu a Comercial Cidade de Feira de Santana, o Arraial de Feira de Santana já tinha status de cidade, pois na Vila  existiam  vários serviços públicos.
Segundo Galvão, a câmara municipal estava instalada há vários anos, escola já funcionando tanto para crianças como adultos, existia a Cadeia Pública e a autoridade competente, além de um jornal circulando, “O Feirense”, mantendo informada a população da Vila. Essas e outras atividades, no entendimento do padre historiador, davam ao Arraial de Feira de Santana o status de cidade.
Monsenhor Galvão encerrou sua memorável palestra minimizando o 16 de junho, ao afirmar que o Decreto Provincial assinado naquela data foi recebido sem que a população comemorasse com efusividade.
Somente no final do ano 2000, quando Galvão já havia falecido, sua tese e de outros historiadores foi vitoriosa, com a câmara oficializando o 18 de setembro como o Dia da Cidade.
A primeira comemoração dentro da nova data coincidiu com a chegada do novo milênio. O prefeito José Ronaldo de Carvalho promoveu ampla programação, e assim em 18 de setembro de 2001 o povo foi as ruas comemorar o Dia da Cidade.
As comemorações ganharam mais dimensão em 18 de setembro de 2005, com a inclusão da Ordem Municipal do Mérito de Feira de Santana instituída por José Ronaldo de Carvalho, outra vez prefeito de Feira de Santana.
Assim, nesta terça-feira, 18 de setembro de 2018, a Feira de Santana comemora mais uma vez o Dia da Cidade (Adilson Simas)

Nenhum comentário: