quinta-feira, 6 de setembro de 2018

Tour Ambiental bota a comunidade em contato com rios, lagos e nascentes

Incentivar a sociedade a conhecer os mananciais – rios, lagoas e nascentes - para que possa contribuir com as questões ambientais do município. Essa é a proposta do projeto Tour Ambiental, do Departamento de Educação Ambiental, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam).
No Tour Ambiental as pessoas, caso tenham interesse, podem optar pelo no roteiro que contempla os rios Jacuípe (distrito de Ipuaçu) e do Peixe, em Jaguara. “Feira de Santana é uma das poucas cidades do Brasil que dispõem de um rio municipal – ele nasce e morre aqui, que é o rio Aguiadas”, afirma João Dias, chefe do Departamento de Educação Ambiental.

Aberto para os estudantes
“É impossível você preservar ou cuidar de algo que não conhece. Por isso, a importância da execução desse projeto, que é aberto para os estudantes, como outras instituições da sociedade civil e privada que tenham interesse”, explica.
João Dias explica que a instituição interessada deve encaminhar oficio à Semmam solicitando a visita assistida. Há um roteiro que é combinado – geralmente em um dia é possível ir a três locais. Cabe ao Departamento de Educação Ambiental disponibilizar o técnico. Já o transporte e o lanche são de responsabilidade do interessado.
Fonte dos Milagres
Entre os locais visitados, o Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, onde está localizada a Lagoa Dona Maninha; a Lagoa Grande, no bairro Rocinha; a Fonte Velha, nascente da Terra Dura; Fonte dos Milagres, na Grabriela; Lagoa do Geladinho, no Parque Radialista Erivaldo Cerqueira, e a Lagoa Campestre, no Papagaio. Esta, por sua vez, está dentro de uma área privada.

Nenhum comentário: