terça-feira, 18 de setembro de 2012

179 anos da Princesa!



Feira de Santana completa 179 anos de emancipação política convivendo com extremos. A cidade cresce, impulsionada pelos seu dons naturais como, por exemplo, sua extraordinária localização geográfica, cortada por três rodovias federais, o que a torna passagem obrigatória para quem cruza o País de Norte a Sul, e porta de entrada para a capital do Estado. A cidade nasceu do comércio de gado e da feira livre que se formou em torno desse comércio na Fazenda Santana dos Olhos D’água, pouso obrigatório dos vaqueira que traziam boiadas para o mercado de Salvador.
            Se o comercio e a pecuária eram a base da sua economia, a partir dos anos 70 essa economia ganho novo impulso com a implantação do Centro Industrial do Subaé, que hoje conta com cerca de 1.200 indústrias de grande, médio e pequeno porte. Some-se a isso o fortalecimento da agricultura e ao crescimento da oferta de serviços, e o resultado é que o PIB do Município é hoje o maior do interior do Nordeste, gerando e torno de R$ 7 bilhões, segundo dados do IBGE.
Rua Sales Barbosa
            Mas a cidade enfrenta muitos problemas, por falta de trabalho efetivo dos governos. O caos no trânsito e a 'favelização' do centro comercial, são atualmente os principais problemas e viraram “cavalo de batalha” de políticos em época de eleições. E para piorar o quadro, o Município até o presente momento não implantou o seu Plano Diretor, cujo prazo, por lei, expirou em 2006. Os prefeitos fazem o que bem entendem, tirando a todo momento do bolso do colete projetos de obras, como mágicos tiram coelhos da cartola.
            O maior efeito negativo dessa falta de planejamento é que a cidade experimenta um extraordinário crescimento imobiliário, mas não infraestrutura básica para dar suporte a esse crescimento. Além disso, a cidade carece, com urgência da implantação do seu Pólo de Logística, que implica na construção de um aeroporto de médio porte e extensão de uma ferrovia que já existe, entre outras coisas. Mas, em seis anos de governo Wagner estas outras tantas obras reivindicadas pela sociedade, nunca passaram de promessas, não saíram do papel
            A cidade já foi aprovada na Assembleia Legislativa do Estado como sede de uma Região Metropolitana. Mas o governo do Estado também nunca efetivou isso.
            Apesar de tudo o povo feirense, graças aos seus próprios esforços, tem sim, muito o que comemorar no aniversário da cidade.

Texto de Cristóvam Aguiar. Publicado no jornal Tribuna da Bahia (18/09/2012)

Nenhum comentário: