sábado, 15 de setembro de 2012

Alex Ferraz

CAMPANHA
Ninguém me tira da cabeça que o tal filmete denegrindo a imagem de Maomé, e que provocou uma onda de protestos contra os EUA no Oriente Médio, foi obra dos republicanos. Uma torpe peça de campanha. Afinal tinge Obama no seu maior trunfo, que seria o de ter “melhorado” a imagem dos EUA para o mundo.
Acidentes, um caso de saúde pública
Como sempre retardadas, as autoridades de trânsito e de saúde pública do Brasil acordaram para a realidade sangrenta da epidemia de acidentes de trânsito no Brasil, inclusive envolvendo cada vez mais motociclistas. O morticínio virou uma epidemia. Famílias inteiras desaparecem numa curva de estrada, a quase todo momento.
E como costuma acontecer, junto com o “pasmo” das autoridades vem uma série de argumentos repetitivos sobre as causas desses acidentes: gente bebendo e dirigindo e outras imprudências, ou seja, a culpa é sempre tão-somente dos motoristas. Mortos não falam.
No entanto, não surge ninguém para lembrar que as estradas brasileiras estão saturadas, incapazes de suportar o atual tráfego; ninguém lembra que não há fiscalização, pois faltam veículos e policiais rodoviários, e, assim, ultrapassa-se pelo acostamento (quando há acostamento), dirige-se de forma perigosíssima com excesso de velocidade etc.
Ou seja, trata-se de uma combinação fatal de fatores, pois a falta de fiscalização gera a impunidade, a impunidade acirra a transgressão e o ambiente das estradas é o pior possível, com buracos, sem sinalização etc., compondo a receita da morte.
Quanto às motos, já falei aqui várias vezes: essa motinhas para serviços gerais são o símbolo da pobreza de um País. Em sociedades onde há poder aquisitivo digno, são usados furgões e outros veículos. Mas, aqui, cada vez mais boa parte do comércio depende diretamente dos suicidas que cavalgam essas motos fraquinhas e vulneráveis. Então, o resultado não poderia ser outro. Em Salvador, por exemplo, 11 acidentes POR DIA.

Protesto contra título (I)
O fundador do Grupo Gay da Bahia (GGB), Luiz Mott, garante que o movimento tentará barrar o propósito do vereador Héber Santana (PSC) de conceder o título de Cidadão Baiano ao pastor Silas Malafaia, por considerar o religioso “um dos adversários da comunidade homossexual e das reivindicações da mesma.”
E Mott radicalizou: diz que se até o próximo dia 27, quando deverá acontecer a solenidade, a proposta não for retirada, membros LGBT (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis, Transexuais e Transgêneros) vão ficar nus, na frente da Câmara Municipal de Salvador.

Protesto contra título (I)
Diz Mott: “A manifestação com o nudismo é a última tentativa do movimento LGBT baiano contra o acinte de se conceder uma honraria desta ao maior inimigo dos LGBTs do Brasil. Antes, vamos tentar impugnar a titulação, já que o regimento da Câmara exige relevantes serviços prestados à cidade, o que não aconteceu com ele”, avaliou.

Agile perde a agilidade
A Chevrolet encontrou uma maneira de desmoralizar o nome de seu veículo Agile: a proprietária do carro levou-o para revisão de 10 mil km na GrandeBahia e lá foi informada que o módulo de injeção deveria ser substituído. Há 10 dias o Agile está sem agilidade nenhuma e a Chevrolet disse que não tem previsão, como se o carro fosse originário da Lua e não ali, de São Paulo.

FRASE:
Estradas ruins e saturadas, fiscalização quase zero e uma enxurrada de motoristas que são lançados às rodovias sem ao menos saber tirar o carro da garagem. A receita do morticínio no trânsito.


Lucrando com a insegurança (I)
O relatório sobre a Segurança Cidadã nas Américas, versão 2012, divulgado ontem pela Organização dos Estados Americanos (OEA), mostra que o Brasil tem o segundo maior contingente de seguranças privados das Américas, com quase cinco agentes desse tipo para cada policial, perdendo apenas para a Guatemala, que tem 6,7 seguranças para cada policial.
Não é novidade. E é por isso, talvez, que nunca se “consegue” estabilizar a segurança pública neste país, pois o lobby dos que fazem fortunas com o caos no setor é fortíssimo.

Lucrando com a insegurança (II)
A pergunta que não quer nem pode calar é: que diabos se faz com o mais de um trilhão de reais em impostos que pagamos, todos os anos, ao governo? Porque sofremos com os mais altos impostos do mundo e não temos direito a segurança pública, nem a saúde pública, nem a educação pública? É demais!

Eternas vítimas
Completam-se 25 anos do acidente com o Césio 137, em Goiânia, quando a substância radioativa contaminou dezenas de pessoas, muitas delas morrendo em poucos dias.
Pois bem, os que sobreviveram ficaram com sequelas sérias e alguns até ganharam na Justiça direito a indenização (em torno de R$ 100 mil, patética). Mas até hoje, nem um tostão. Isto porque, mesmo durando 25 longos anos, a ação ainda dá direito ao Estado de recorrer, o que deverá demandar, quem sabe, mais uns 25 anos. É assim a Justiça no Brasil.

1 UNEB - O Departamento de Educação do Campus I da UNEB, em Salvador, vai sediar nos dias 5 e 6 de outubro o I Simpósio de Experiência Somática (Simpse): diálogos com SE. Mais informações no site www.uneb.br.

2 CONSELHO - A Prefeitura do Salvador, através da Secretaria Municipal de Desenvolvimento, Habitação e Meio Ambiente, informa que o prazo para inscrição dos titulares e suplentes do Conselho do Meio Ambiente do Município (Comam) foi prorrogado até o dia 11 de outubro.  Mais informações: www.sma.salvador.ba.gov.br/

3 HIGIENE – O Centro de Estudos Atualiza inscreve para curso de pós-graduação em Higiene Ocupacional  Mais informações: (71) 3444-7971 ou 3240-7171.

4CONFERÊNCIA - A Bahia vai receber, entre os dias 19 e 21 próximos, a segunda edição estadual da Conferência do Desenvolvimento (Code), organizada pelo Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea).
6 INOVAÇÃO - As inscrições para participar da seleção do Programa Agentes Locais de Inovação (ALI), que se encerrariam ontem, foram prorrogadas até a próxima terça, 21. Mais informações: (71) 3320-4558 / 3444-6808 / 6809 / 9222-1612 / 9174-9142.

Nenhum comentário: