segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Alex Ferraz

BADERNA
Não há mais leis de trânsito em Salvador, exceto para a Lei Seca. Estaciona-se literalmente em qualquer lugar, caminhões fazem carga e descarga a qualquer horário e invasão de sinal virou rotina, pois não existe qualquer fiscalização. Um caos!

Quem vai apurar os erros médicos?
O macabro porém previsível episódio de parentes invadindo o Hospital do Subúrbio, em Salvador, com o caixão do jovem morto após ter diagnóstico errado em duas consultas, sintetiza o caos a que estamos chegando em termos de saúde pública neste país.
Quem costuma assistir a noticiário de TV, ouvir rádio ou ler jornais deve ter notado como cresceu a quantidade de erros de diagnóstico. É meningite diagnosticada como virose, dengue ignorada e “tratada” com analgésicos e, para completar, o caso recente, ao qual me referi no começo deste comentário, quando um jovem que tinha caído num canal de esgoto foi diagnosticado como portador de uma “simples virose” e mandado para casa, quando, na verdade, lhe consumia as entranhas uma fatídica leptospirose, que poderia ter sido curada se tratada a tempo.
O que me deixa pasmo é ver a Secretaria de Saúde do Estado falar com muita sisudez e autoridade sobre as providências para “identificar e punir legalmente os invasores do hospital”, no que tem todo direito, mas, de outra parte, silenciar-se diante do erro médico.
Também fico espantado com a mudez absoluta das entidades médicas diante desta sucessão de erros. ABM, Cremeb, CRM, Sindimed, ninguém diz uma palavra. Não se apura coisa alguma. Parece que vence o espírito de corpo e os que morreram que se danaram.
A seguir neste ritmo, não só a imagem da saúde pública no País afundará ainda mais, como certamente a imagem do próprio médico, como profissional irá pelo ralo. Podem anotar aí.

Hugo Chávez de saia (I)
Na semana passada, os argentinos fizeram um panelaço em protesto contra a caótica situação da economia do seu país.
Além disso, contestavam também a ideia em curso, no Congresso argentino, de dar chance a mais um mandato (seria o terceiro) para a presidente Cristina Kirchner. Pelo visto, ela virou Hugo Chávez de saia...

Hugo Chávez de saia (II)
Cristina, na verdade, tem abusado do poder. Persegue a imprensa livre, falseia dados sobre a inflação e acua o povo argentino com salários cada vez mais defasados e proibições.
Só não explica como sua fortuna e a do seu falecido marido, Nestor Kirchner, quadruplicou em oito anos de poder. Ahá!

Frase:
Alguns médicos transformaram o juramento de Hipócrates em atitudes de hipócritas

Ainda sobre erro médico (I)
Uma consulta que seguisse os mais comezinhos trâmites do bom atendimento médico, no caso do jovem que morreu de leptospirose, certamente levaria o médico que o atendeu a conclusão mais precisa.
Por exemplo, perguntar ao paciente o que ocorreu com ele nos últimos dias. Assim, ficaria sabendo da queda no canal de esgoto, circunstância que, qualquer leigo sabe, pode levar a infecções graves, com hepatite ou leptospirose.

Ainda sobre erro médico (II)
Podem alegar, os médicos, não sem certa razão, que a enorme demanda e a pouca quantidade de profissionais leva a atendimento rápidos demais, sem detalhes.
Ora, mas isso não deve ser motivo para justificar erros que levam até à morte.
Já que médicos fazem greves por tantas coisas, por que não parar e dizer: “Não podemos mais atender assim”. E só voltar ao trabalho quando o quadro mudar?

Por pura maldade
Já não se fazem mais bandidos como antigamente. Hoje, a bandidagem não se “limita” a roubar, mas exerce uma maldade sem precedentes sobre suas vítimas. Corta dedos de crianças, assassina pais na frente dos filhos, e, em caso mais recente, em Porto Alegre, marginais assaltaram um idoso de 80 anos, levaram tudo e ainda deram marcha à ré no carro para atropelar o cidadão, já caído na rua. São as bestas feras livres para agir. Ô país difícil, moço!

1 PARKINSON - A Associação Bahiana de Parkinson e Alzheimer – ABaPAz, e a Associação de Neurociências Norte e Nordeste do Brasil registram o Dia Mundial da Doença de Alzheimer com um evento, no dia 21 próximo, às 14h, na Portal F, Faculdade Estácio de Sá, no Rio Vermelho, alertando sobre o envelhecimento em nosso país e as necessidades decorrentes deste processo, em famílias com portadores de demência.

2 BOXE - Pugilistas de todo o estado se preparam para o Terceiro Campeonato Intermunicipal de Boxe de Lauro de Freitas. A expectativa é que 150 atletas de 18 municípios baianos participem do evento, que acontece entre os dias 21 e 23, na arena da Escola Municipal Eurides Santana, em Itinga. A realização é da Associação de Pugilismo União de Lauro Freitas (Aspujulf).

3 CONSELHO - Foi prorrogado até o dia 11 de outubro o prazo para inscrição dos titulares e suplentes, do Conselho do Meio Ambiente do Município (Comam). As entidades interessadas a participar do processo eleitoral, concorrendo ou votando, deverão encaminhar à Secretaria Executiva do Conselho o requerimento, conforme formulário disponibilizado no site da Superintendência do Meio Ambiene (SMA)

4 IDOSOS - Será realizado amanhã, no auditório da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos – SJCDH, o III Encontro das Instituições de Longa Permanência para Idosos – LPI’s. Serão discutidas questões relacionadas à gerontologia, ramo da ciência que atende indivíduos em processo de envelhecimento biológico, psicológico e social.

Nenhum comentário: