quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Alex Ferraz

ABSURDO!
Denúncia desta Tribuna, ontem, mostrou a lamentável situação em que se encontra um dos mais imponentes e belos prédios do Centro Histórico de Salvador, o Palácio Arquiepiscopal. Um desrespeito a memória da cidade, a todos os baianos e aos turistas.

Governo freia invasão branca do Brasil
Sem guerra, sem estardalhaço, potências estrangeiras estão tomando conta da Amazônia sob o argumento bonito mas falacioso de defesa dos índios e sua independência. Mas o governo parece decidido e pôr um freio nisso, e deixo aqui meus parabéns à presidente Dilma e sua equipe. Vejamos:
Narra o jornalista Carlos Newton, em seus sempre contundentes e competentes comentários no blog Tribuna da Internet (a mesma Tribuna da Imprensa), que “é uma disputa curiosa, em que ambas as partes dissimulam e falam por metáforas. Os líderes das diferentes tribos e os representantes das ONGs a eles ligadas jamais se referem à Declaração Internacional dos Direitos dos Povos Indígenas. Preferem falar apenas sobre as normas contidas no julgamento do Supremo Tribunal Federal sobre a reserva Raposa Serra do Sol, em Roraima, que o governo pretende adotar de forma definitiva no trato das questões indígenas.”
Prossegue: “Conforme já explicamos aqui no Blog da Tribuna, a Declaração aprovada pela ONU visa a transformar toda nação indígena em país autônomo em termos políticos, econômicos, culturais e territoriais, com fronteiras fechadas e tudo o mais. O Brasil assinou o tratado da ONU, em setembro de 2007, no primeiro governo Lula, mas logo se arrependeu e jamais enviou o acordo internacional para homologação do Congresso, condição obrigatória para que possa entrar em vigor.”
Segue Carlos Newton: “Com base nesse tratado da ONU, recentemente houve tribos que assinaram contratos para arrendar seus territórios à exploração econômica. O governo, é claro, não aceitou esse tipo de procedimento e passou a se mostrar claramente disposto a não aceitar a independência das nações indígenas, que já detêm mais de 15% do território nacional.”

Turismo
em baixa (I)

Em entrevista, ontem, na rádio CBN (110,7), o presidente da Abav-BA, Pedro Galvão, não teve papas na língua: lamentou “profundamente” a atual situação de Salvador, afirmando que todo mês cresce o percentual de queda de ocupação na rede hoteleira.
Galvão disse que “a cidade precisa de um choque de gestão para tentarmos recuperar um filão que já foi nosso, pois estamos em quinto o sexto lugar no ranking das cidades que mais atraem turistas no Norte e Nordeste”

Turismo
em baixa (II)

Ainda de acordo com o presidente da Abav-BA, “grande parte dos hotéis de Salvador está em situação precária. Posso afirmar, mesmo, que, à exceção da Pousada do Carmo, não temos um hotel sequer em Salvador que mereça ser classificado como cinco estrelas.”

Infecção e mistérios...
Tem-se falado muito, nos últimos dias, sobre a infecção generalizada, que mata milhares no País.
No entanto, o debate, pelo visto, jamais chega a uma situação misteriosamente melindrosa, que é a infecção hospitalar. Vocês já notaram que a grande maioria dos que morrem em leito de hospital, principalmente os idosos, é vítima de infecção hospitalar?
Pois é. Mas o lobby de médicos e donos de hospitais simplesmente não admite que esse assunto venha à baila com o destaque e amplitude que merece. Hum!

Frase:
Talvez o Brasil já tenha acabado e a gente não tenha se dado conta disso
(Paulo Francis)


Ainda sobre
a invasão (I)

Conclui Carlos Newton: “Para deixar bem clara essa intenção (de vetar a invasão), há cerca de três meses o Advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams, foi autorizado a baixar uma portaria regulando de forma ampla o relacionamento da administração pública brasileira com as chamadas nações indígenas, submetendo-as aos interesses do Brasil, em termos exatamente contrários às normas da Declaração da ONU.”

Ainda sobre
a invasão (II)

A cobiça internacional pela Amazônia brasileira não é novidade. Motivos não faltam: no solo, um verdadeiro celeiro de plantas para a indústria farmacêutica e de cosméticos. No subsolo, incalculável quantidade de petróleo, ouro e até diamante. Regando tudo isso, a maior reserva de água doce do mundo.

Ainda sobre
a invasão (III)

Mas se o governo reage diplomática e legalmente, teme-se que não possa fazê-lo de forma mais concreta, por assim dizer, no caso de esta invasão, esgotados os malabarismos pseudo humanitários, tornar-se um fato bélico: recentemente, ficamos sabendo que o Exército brasileiro só tem munição para sustentar uma hora de guerra. Pois é...

1 OAB - O JusPODIVM abriu novas turmas do curso preparatório para a Primeira Fase do IX Exame da OAB, que será realizada em dezembro. Mais informações: www.juspodivm.com.br ou (71) 3372-2000.

2 CAMINHADA - Estão à venda as camisas para a VII Caminhada da Casa do Caminho – Pronto Atendimento Espírita, que acontece dia 22, sábado, para arrecadar fundos e a fortalecer os programas sociais da instituição. A camisa custa R$ 17 e a casadinha R$30. O pagamento pode ser à vista ou nos cartões Visa e Mastercard, nas Lojas Ortobom (1º e 2º pisos do Shopping Iguatemi) e na própria Casa do Caminho (Avenida Ulysses Guimarães, 5000, Sussuarana). Mais informações: 3405-5730 / 9983-8947/ 9144-6964.

3 MÚSICA – Com 36 de músicos e compositores baianos, os shows da Mostra SESC de Música Ano 1 acontecem nesta sexta, sábado e domingo, às 20h, no Teatro SESC Casa do Comércio. O evento é gratuito.

4 ARTESÃOS - A Secretaria Municipal da Reparação (Semur) está cadastrando até o dia 28 artesãos que produzem peças inspiradas na cultura africana. A aprovação dos produtos que serão avaliadas por uma equipe da Secretaria, amplia a possibilidade de participação nas Feiras de Empreendedores Afrodescendentes. Mais informações: 71 4009-2600

Nenhum comentário: