segunda-feira, 24 de setembro de 2012

Alex Ferraz

AUMENTO
A Petrobras vem sofrendo grande pressão dos acionistas minoritários e é praticamente certo um substancial aumento no preço da gasolina ainda este ano. Mas, é claro, o reajuste somente ocorrerá após as eleições, pois de desgaste já basta o mensalão.

Por um novo sindicalismo no País
Acabou recentemente a greve dos professores de universidades federais. O resultado: alunos em pânico com a correria antididática para “recuperar” o ano letivo, o que resulta em matérias mal ensinadas, acúmulo absurdo de horas aulas e redução acintosa dos prazos para estudo. Não houve melhoria salarial, tampouco qualquer mudança nas outras questões básicas denunciadas.
Como sempre, um comando de greve ilhado em Brasília ou alhures, determina a paralisação, impondo a greve e contendo os descontentes com o movimento através de piquetes quase selvagens.
Tem sido assim no Brasil, ultimamente. Um sindicalismo na sua maior parte submisso ao ex-presidente Lula, agraciado com dezenas de milhares de empregos nos seus governos, fazendo greves meramente políticas, muitas delas, como ficou óbvio, com o intuito de desgastar a imagem da presidente Dilma para que ela não concorra à reeleição.
Em nível estadual, tivemos também um exemplo claro da nulidade das greves políticas, com a paralisação dos professores estaduais por mais de três meses e nenhum resultado prático nas reivindicações.
É preciso pôr um fim nisso. Não falo de impedir greves, claro, mas de tornar sério e respeitoso esse tipo de movimento. Para isso, é essencial que as paralisações sejam decididas REALMENTE pela maioria da categoria, e não impostas.

Obama venceria aqui
Se o presidente norte-americano Barack Obama fosse candidato no Brasil seria eleito com pelo menos 93% dos votos, contra apenas 7% para o ultradireitista Mitt Romney.
Esse foi o resultado de uma pesquisa realizada pelo Ibope Inteligência em todo o País. Pois é: e Obama teria também o meu voto, sem dúvida.

Frase:
Para ser um líder, você tem que fazer as pessoas quererem te seguir, e ninguém quer seguir alguém que não sabe onde está indo.
(Joe Namath, ex-jogador de futebol americano)


Cultivando a ignorância (I)
Fiquei estarrecido ao ver reportagem na TV mostrando quadrinhos e livros “cheio de figuras e brinquedos” como a nova opção para atrair crianças e jovens à leitura de clássicos brasileiros.
Ora, no meu tempo de criança e adolescência, e por conta própria, eu lia era mesmo as massudas publicações de Monteiro Lobato, contos em geral e até Herman Hesse. O resto é papo furado para alimentar a ignorância que toma conta das novas gerações.

Cultivando a ignorância (II)
Pior foi a entrevista de um típico adolescente classe média, de São Paulo, desses que escrevem “abrasso” nas redes sociais: “Não suporto ler. Na verdade, só leio porque a escola obriga”. E lá vai o Brasil descendo a ladeira...

Sobre erros médicos
A opinião pública, ainda estarrecida com fatos recentes em Salvador e interior da Bahia, aguarda ansiosa alguma palavra oficial e de entidades médicas que revele apuração séria e rigorosa da infinidade de erros médicos que têm matado muita gente.

Inferno na Tancredo Neves
Mais precisamente, na rua da lateral da Casa do Comércio. Ali, todas as sextas-feiras, é realizado um autêntico Carnaval. Gritaria, som altíssimo e bêbados vagando pela via.
O pior é que eles impedem a passagem dos carros e ai de quem reclamar. Pode ser linchado. Uma selvageria, típica de uma cidade sem ordem.

1 REGISTRO - Foi sepultado na última sexta-feira, no Jardim da Saudade, o médico Henrique José Diniz Gonçalves, pai do diretor-presidente da Concessionária Litoral Norte (CLN), Henrique Diniz. Doutor Diniz, como era conhecido, atuou como clínico geral nos hospitais Naval e das Clínicas.

2 PIANISTA - No próximo dia 30, a conceituada pianista ucraniana Valentina Lisitsa, faz apresentação única em Salvador com a Orquestra Sinfônica da Bahia, a partir das 20 horas, na sala principal do Teatro Castro Alves.

3 COELBA - O Grupo Neoenergia prorrogou até dia 14 de outubro as inscrições para seu Programa de Estágio 2013. Mais de oito mil universitários já se inscreveram no programa, aberto a alunos do primeiro ou segundo ano da faculdade, em diversas áreas de formação. A procura maior é por estudantes de Engenharia, em qualquer especialidade. As inscrições podem ser feitas pelo site www.neoenergia.com.

4 POESIA - A Escrituras Editora, de São Paulo, acaba de publicar Pedra Só, o novo livro do poeta alagoano da Bahia José Inácio Vieira de Melo, que será lançado em Salvador, no dia 26 de setembro (quarta-feira), às 19h, na Galeria do Livro - Espaço Unibanco de Cinema, na Praça Castro Alves.

Nenhum comentário: