sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Intolerância



         Os muçulmanos estão irritados por conta de um filme veiculado na Internet por um americano, e algumas charges publicadas por uma revista francesa. Em ambos os casos o profeta Maomé, líder político e religioso do povo árabe, fundador do Islamismo, é ridicularizado. Isso despertou a fúria dos seus seguidores que pelo mundo inteiro passaram a atacar embaixadas (principalmente americanas) e matar pessoas.
         Pesquisas apontam que 80% das guerras em andamento no mundo atual, têm motivos religiosos ou financeiros. Observando a história verificamos que a religião sempre foi usada como escudo pelos senhores da guerra para esconder os seus verdadeiros interesses. Sempre se matou muito em nome de Deus.
         Eu entendo que fé é uma coisa muito intima em cada ser humano. A maior graça que o criador deu ao ser humano foi o livre arbítrio. Temos o direito de escolher o caminho que queremos seguir. Podemos até crer ou não em Deus. Podemos escolher qualquer religião também. Os Evangelhos cristãos relatam que Jesus enviou seus discípulos pelo mundo afora para anunciar a Boa Nova e buscar mais adeptos à nova religião que surgia, o Cristianismo. Mas não se tem notícia de que ele tenha dito que se deveria prender, arrebentar e matar quem não o aceitasse como o Messias.
         Esse é o problema com as religiões. Seus líderes em geral querem converter as pessoas através do uso da força e do terror. Quem não crê no seu Deus, no seu profeta, e não segue seus ensinamentos, é infiel e deve morrer. Eu acho muito engraçado quando alguém me diz que sua alma está salva porque pertence a tal religião, e que quem não seguir o mesmo caminho vai queimar no fogo eterno. Em geral são aquelas pessoas simples, que passam muito tempo nas igrejas resmungando preces mas sem ter a menor noção do que estão dizendo.
         Nos dias de hoje abrir uma igreja virou um grande negócio. E é fácil. Com menos de R$ 500 qualquer um pode dar entrada na papelada e fundar a sua igreja que é totalmente isenta de impostos, não presta conta ao governo de nada do que arrecada, compra produtos importados com isenção do IPI, os filhos do orientador espiritual estão desobrigados de prestar serviço militar, é uma baba. Negócio melhor não conheço. Basta ter algum conhecimento e conversa de camelô para ter sucesso na empresa.
         Eu não concordo com agressões em geral. Ninguém tem o direito de ridicularizar a fé alheia. Mas ninguém também tem o direito de sair matando pessoas inocentes porque algum idiota fez piadas de mau gosto. Que mal fizeram aquelas pessoas que trabalham nas embaixadas? Elas estão ali com a função de facilitar o intercambio entre países e, também, com a missão de proporcionar entendimento entre os povos.
         Como homem de fé, cristão, desperto, alijado de paixões e sectarismo, se alguém falar mal do Cristo na minha presença, no máximo poderei dizer: “Pai. Perdoa. Ele não sabe o que faz”!

Nenhum comentário: