quarta-feira, 26 de setembro de 2012

Alex Ferraz



EX-COLAS
Mais um adolescente esfaqueado em porta de escola. Alguns foram mortos, recentemente. Já não se fazem mais escolas, professores, nem famílias como antigamente. Nesse ritmo, só mesmo instalado uma Unidade Pacificadora da PM em cada escola.

Seca gera votos para inescrupulosos
Apenas um exemplo, neste flagrante: em Petrolina, no sertão de Pernambuco e vizinha da baiana Juazeiro, o grupo político liderado pelo ministro da Integração Nacional, Fernando Bezerra Coelho (PSB), usa a promessa de água e asfalto para angariar votos e eleger Fernando Coelho Filho (PSB) para a prefeitura da cidade. Ou seja, se o filhinho do ministro (ministro este que, clara e despudoradamente, usa a máquina federal para chantagear votos), os miseráveis flagelados da seca terão água e, quem sabe, podem sonhar com a grande novidade do século XXI, o asfalto, se elegerem o garoto.
Eis aí, caro leitores, porque digo e repito neste espaço, há anos, que não há o menor interesse dos políticos em resolver de vez os problemas causados pelas estiagens longas sazonais neste País. Que dá para resolver, não há dúvida, pois, não canso de repetir, Israel pratica agricultura no deserto. Mas não querem resolver.
Não querem porque, caso contrário, terão que arranjar outras promessas, provavelmente mais caras. E como é fácil engabelar pessoas ignorantes, seguem, eleição após eleição, década após década, deixando que o sol inclemente arrase tudo para, depois, oferecer a “salvação” em troca dos votos.
Assim como a seca, outros problemas medievais do Brasil não são resolvidos pela mesmíssima razão. Notem como os candidatos enchem a boca para falar dos POBRES. E observem como esses pobres continuam a aumentar em número e miséria, salvo aquela parte “mantida” pela esmola oficial do Bolsa Família, que nada mais é do que um coronelismo high tech (usa cartão magnético!)...
É por essas e outras que costumo afirmar: estamos na pré-história da vida civilizada e não podemos nos deixar impressionar pelo posto de sexta economia mundial ou pelas ilhas de riqueza deste país. No fundo, no fundo, a pobreza, a miséria e o descaso das autoridades continuam grassando. E matando. Temos muito mais de Haiti do que de Suíça, com certeza.

Por que
fechar escolas?

E outra pergunta: por que não estão cuidando do espaço Convento dos Perdões (dizem que  esta escola foi fechada a pedido do pároco da Igreja de Santo Antônio, estranho!).
A verdade é que vivemos um tempo em que a meta deveria ser abrir escolas, cada vez mais. Porém...
Prefeito
estrangeiro

 Até o mês passado tratado como zebra na disputa pela Prefeitura de Palmas, um colombiano de 51 anos é o novo fenômeno eleitoral do Norte do país e pode se tornar o primeiro estrangeiro a governar uma capital brasileira.
Dono de um patrimônio de R$ 18 milhões (é o quarto candidato mais rico do país), Carlos Amastha (PP) passou de 1% para 47% nas pesquisas de intenções de voto em menos de quatro meses e deixou para trás candidatos apoiados pelo governador do Estado e pelo prefeito da cidade.

Frase:
Contrabalançai promessas com promessas e estareis a pesar o nada.
(William Shakespeare)


Exibicionismo
aterrorizante (I)

Presenciei, tanto em churrascaria no Largo do Tororó como em estabelecimento semelhante na Boca do Rio (Avenida Jorge Amado), a chegada de policiais militares para comprar almoço armado até os dentes.
Eles saltam portando acintosamente metralhadoras e fuzis, gerando imensa tensão em restaurantes lotados.

Exibicionismo
aterrorizante (II)

Geram tensão porque, se entram no recinto com tais armas, é de supor que esperam reagir a alguma coisa. E uma reação à base de metralhadoras dentro de um restaurante cheio não é exatamente algo tranquilizante.
A pergunta é: por que tanto exibicionismo? Deveriam deixar as armas na viatura. Mas nem de longe insinuo aqui que sejamos como a civilizada Londres (anos-luz distante de nós em termos de civilidade), onde os policiais transitam com armas no porta-malas da viatura e só as retiram de lá, em caso de confronto, com ordem expressa do comando. Pois é...
Foram fechadas duas escolas no bairro de Santo Antônio Além do Carmo: a Marquês de Abrantes, foi ocupada por um Centro de Tratamento de  Drogados, e o Colégio Divino Mestre, que funcionava no Convento dos Perdões, que está se acabando sem nenhuma atenção.
A pergunta é: por que fecharam essas escolas, que tanto serviam ao bairro?

1 OAS - Promover um encontro entre o mercado de trabalho e estudantes de graduação. Esse é o objetivo do evento “Empresas & Talentos”, promovido pela Unifacs, que será realizado amanhã, no campus do Rio Vermelho (PA 6). Na programação, que vai das 9h às 20h, palestras de executivos de importantes empresas brasileiras, entre elas a OAS, representada pelo diretor de Recursos Humanos da OAS Empreendimentos, Humberto Garrido, vai falar sobre o programa OAS Estágio. Mais informaçções: www.oasestagio.com.

2 PRÊMIO - O Sebrae Bahia conquistou a etapa Norte/Nordeste do Prêmio Aberje 2012 na categoria Campanha de Comunicação de Marketing, com o case Feira do Empreendedor 2011. O resultado foi anunciado segunda-feira, dia 24.

 3 ORQUESTRA - Para fechar em grande estilo a sua temporada de espetáculos nacionais e internacionais de 2012, a Série TCA, Ano XVII apresenta a Orchester der Klangverwaltung, de Munique, na Alemanha, um dos mais conceituados conjuntos de música de câmara do mundo, reconhecido pela técnica e musicalidade extraordinárias. Em cartaz no dia 7 de outubro, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, às 20 horas.

4 CURSO - Continuam abertas as inscrições para o curso de especialização Máster Internacional em Energía, Agroecología y Territorio (Mieat), que está sendo coordenado no Brasil pela UNEB.

Nenhum comentário: