segunda-feira, 16 de setembro de 2013

Alex Ferraz

Perdão
Caso o julgamento do mensalão acabe em pizza, como tudo indica, iniciarei uma campanha, inclusive em redes sociais, para a imediata libertação do deputado-presidiário Natan Donadon. Será uma tremenda injustiça mantê-lo preso por um “roubinho” de 7 milhões de reais, quando quem surrupiou centenas de milhões fica no bem bom. Falo sério!

Por que os médicos brasileiros se calam?
Brados contra a vinda de médicos-escravos cubanos, gritaria contra o programa Mais Médicos, enfim, temos visto e ouvido poucas e boas sobre os temas, emanadas dos médicos brasileiros, através dos seus quase impenetráveis conselhos, associações e sindicatos.
Enquanto isso, notícia publicada nesta Tribuna na última sexta-feira, deu conta de que 25% dos internamentos em UTIs (as particulares custam uma FORTUNA por dia) no Brasil têm como causa infecção generalizada. E ouso dizer, como leigo, mas atento observador, que na maioria absoluta desses casos, a infecção é contraída dentro do hospital.
Nos últimos anos, acompanhei casos de parentes de amigos e parentes meus, além de estranhos que vi em função de ir aos hospitais visitar aqueles primeiros, que contraíram infecção hospitalar generalizada DENTRO do hospital.
Hoje, a menor intervenção cirúrgica traz um tremendo risco de se contrair uma infecção no mais das vezes fatal, posto que seus agentes (micróbios) são resistentes a quase tudo que se conhece como antibiótico. Até mesmo a colocação de tubos para respirar pode ser perigosíssima.
Espanta-me que a direção de hospitais e entidades médicas JAMAIS levem a sério, publicamente, esta questão. Pelo contrário, em alguns casos (que, repito, testemunhei) tentam esconder a todo custo a origem da infecção.
Senhores médicos brasileiros: deixem os escravos cubanos em paz e voltem-se para seus próprios umbigos. Vamos abrir essa caixa preta do jaleco branco.

Ainda sobre
médicos (I)

Isso para não falar na absurda quantidade de erros médicos e de enfermeiros, Brasil afora, a maioria jamais apurada pelas entidades ligadas à medicina.
Já presenciei remédios trocados, maus tratos a pacientes idosos e até mesmo baratas passeando no leito de hospitais renomados. É verdade!

Ainda sobre
médicos (II)

E como nossos cruéis governantes, e falo de todos nos últimos, digamos, 50 anos, jamais levaram a sério a saúde pública, a situação nos hospitais de rede pública é nojenta.
No interior, então, para onde irão os médicos estrangeiros, a coisa beira o escândalo. Esta é a verdade. O resto é papo furado, pura demagogia.

Frase:Não é o diploma médico, mas a qualidade humana, o decisivo
 (Carl Gustav Jung)

Desemprego
cruel (I)

Não tenho a menor ideia de onde fontes oficiais baianas tiram números e percentuais mostrando “crescimento do emprego”. Balela. Conheço diversas pessoas capacitadas, sérias, daquelas que querem emprego e não fogem do TRABALHO, que perambulam de porta em porta só recebendo negativas ou, ainda pior, indiferença.
 
Desemprego
cruel (II)

E o preconceito com a idade? Particularmente, tenho tentado emprego para uma amiga que tem 41 anos de idade. Apesar de inteligente, bem falante e muitíssimo bem disposta a trabalhar, tudo que consigo são negativas, ou, repito, muito pior: indiferença. E olha que sou “gente da mídia”. Hum!
É uma calamidade viver num país onde muita gente “grande” tem este tipo de pensamento...
 
Aquilo é que
é hospital

Assistindo na TV cenas da tragédia na Síria (centenas de milhares de mortos, mais uma vez, como resultado da luta entre fanáticos e poderosos), eis que me deparo com alguns hospitais ditos improvisados e fico chocado ao ver como eles parecem muito mais limpos e aparelhados do que a maioria dos postos de saúde e hospitais públicos deste pacífico e “pré-sálico” Brasil.
1 TEATRO - A primeira edição do Bate Papo Mais Teatro, com o tema “Os Desafios do Teatro Nacional na Bahia”, será no próximo dia 25, na livraria Saraiva, Salvador Shopping, às 19 horas
2 ADOLESCENTE - Em alusão à Semana do Adolescente, comemorada entre os dias 17 e 20 de setembro, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS), através da Área Técnica de Saúde do Adolescente e Jovem – ATSAJ, promoverá a mostra: “Juventude Mostre a sua Cara – Edição 2013”.
3 CRISES - O Instituto Geográfico e Histórico da Bahia realiza palestra que no dia 24, às 17 horas, no seu auditório, com o tema “Como Enfrentar as Crises Global, Estrutural e de Gestão que Afetam o Desenvolvimento da Bahia.”
4 REFORMA - O teatro do SESI suspende suas atividades a partir de hoje para realização de uma reforma que deverá durar até o final do ano, com previsão de reabertura ao público no início de 2014.

Nenhum comentário: