segunda-feira, 30 de setembro de 2013

Alex Ferraz

MORTE MATADA!
Alguns dias após ter encontro reservado com o ex-presidente Lula para tratar do tema (e enquanto Dilma viajava aos EUA), o deputado Cândido Vacarezza, líder do grupo que elabora(va) a reforma, veio a público dizer que a referida minirreforma política está morta. Mataram a coitadinha, hein? Hum...

Frase: Impunidade, caos nas prisões e muito crime. Eis o Brasil de todos nós

Banalização aguda da violência
"Mandei matar como prova de amor e porque nunca tinha visto alguém morrer. Tô calmíssima". "Se voltasse a viver, eu matava de novo". "É vida de patrão, malandro!"
A primeira delcaração é de uma adolescente de 16 anos que pediu ao namorado para matar um rapaz que a tinha assediado sexualmente. A segunda, do namorado que matou para atender à súplica apaixonada da garota. A terceira, um grito de guerra de um bando que roubava clientes de bancos em caixas eletrônicos, comemorando os furtos numa festa em plena rua, em São Paulo, toda filmada e postada na internet. No auge da comemoração, eles exibiam os extratos bancários dando conta de saques de até R$ 37 mil.
São situações que mostram o cinismo absoluto dos que cometem os mais diversos crimes neste país, cinismo que tem o aval da impunidade.
Portanto, é assustador, decepcionante, nojento que o poder legislativo, em todas as suas instãncias,desde câmaras de vereadores até o Congresso, passando pelas assembleias estaduais, inexplicavelmente se mantenha mudo diante desta situação. Não se fala uma palavra sobre código penal, sobre maioridade penal e nem mesmo sobre o caos vergonhoso que são as prisões brasileiras.
Aliás, por falar em prisões brasileiras, nenhum chefe de nação com um mínimo de decência pode posar de rico e poderoso no exterior quando o sistema carcerário do seu país é, literalmente, um amontoado de homens ocupando celas que têm capacidade para cinco ou seis presos, mas estão lotadas com 30, 40 detentos, uns dormindo sobre os outros, numa imundície incrível. Quem admite este tipo de situação tem mais é que se envergonhar diante do mundo civilizado.

Uma corrida
pelo lucro (I)

Assistindo a documentário sobre a preparação de um jato de passageiros para a viagem, notei o óbvio: todos os prazos, desde o carregamento da bagagem até a inspeção de itens cruciais da segurança, são cronometrados em função de não se peder um minuto, o que pode significar “prejuízo” financeiro para a companhia.
Ou seja: uma corrida pelo lucro, que, certamente, deixa flancos abertos para acontecimentos trágicos.

Uma corrida
pelo lucro (II)

Isso para não falar na própria construção dos aviões, até hoje, em pleno século XXI, utilizando materiais com plástico e espuma no interior da cabine, o que provoca fatal fumaça tóxica em casos de incêndio, e é o que mais mata em tais acidentes.
Tudo, mais uma vez, em função do lucro, pois são os materiais mais baratos...

Conheçam melhor
a cidade...

Em função das mudanças no trânsito da Barra, algumas autoridades do setor e até mesmo jornalistas repetiam, na TV, o endereço MARQUÊS de Leão, quando, na verdade, a rua se chama Marques (sem acento!) de Leão, pois é composta do sobrenome MARQUES.
A Marquês, senhores, é a de Caravelas...

Olhas a
Buraqueira!

Aproveitando o ímpeto da prefeitura para tapar os buracos da cidade, sugiro dois pontos a serem visitados: TODO o bairro do IAPI e a Rua do Limoeiro - onde funciona a Maternidade Climério de Oliveira -, cheia de crateras assustadoras.

Promessa é
sempre dúvida...

Na sua primeira campanha vitoriosa para a Presidência República, o ex-presidente Lula prometeu que, caso ganhasse, assim  que assumisse iria com uma comitiva de ministros visitar o Vale de Jequitinhonha, uma das regiões mais miseráveis do País.
Lá não pôs os pés, nem ele nem nenhum ministro, até hoje. E a miséria continua.
ESCRITORES - O III ENEBI - Encontro de Escritores Baianos Independentes, que nessa segunda edição homenageia o líder negro sul-africano Nelson Mandela, acontecerá a partir do dia 10 de outubro, às 10 horas, na Biblioteca Pública Thales de Azevedo (Costa Azul).
ÁLCOOL - O médico-psiquiatra Jairo Bouer realiza palestra na Faculdade Ruy Barbosa, no dia 3 de outubro, às 10h, no Auditório do campus Rio Vermelho, com o tema “Exagerar nem pensar”, sobre o consumo responsável de bebidas alcoólicas.
CRIANÇAS - Até o próximo dia 13 de outubro, o público infantil vai participar do evento temático do filme Tá Chovendo Hambúrguer 2, na Praça Central – Piso L1 do Salvador Shopping. Mais informações: www.salvadorshopping.com.br.
SETRE - Uma história de 47 anos contada por quem ajudou a construí-la. Esse é o mote do livro Setre – Memória, Trajetória e História 1966 - 2013, que será lançado no dia 3 de outubro, às 16h, no Foyer do Cine Teatro Sesc Casa do Comércio.

Nenhum comentário: