quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Alex Ferraz

SOMBRAS
Tortura dos usuários de celular no início deste tipo de telefonia, as áreas de sombra têm retornado com toda força na cidade (Lapinha, Barbalho e Orla que o digam!). Parece que as operadoras não estão acompanhando a dita evolução tecnológica dos aparelhinhos. Hum...

Frase: "Chamo jornalismo a tudo o que será menos interessante amanhã do que hoje." (André Gide)

A banalização da violência e a mídia
É invariável. Toda segunda-feira é dia de balanço das ocorrências policiais do final de semana e, a cada semana, constatamos que a banalização da violência cresce. Vejamos, por exemplo, a clássica lista de assassinatos e assaltos a ônibus em Salvador. Neste fim de semana, foram 12 crimes de mortes e cinco ônibus assaltados. Isto é dito, em jornais, TVs etc., como quem anuncia o número de candidatos para um vestibular ou as vagas de emprego do SIMM. Números, 10 segundos de informação e vamos nós para futebol, receitas de bolo, moda e outras frivolidades.
Ora, senhores, 12 assassinatos em único final de semana, embora o número mereça "comemoração" pelas autoridades de segurança porque o "normal" eram, digamos, 20, significariam uma hecatombe numa sociedade onde a vida seja fosse encarada com o bem mais precioso de TODOS nós. Cinco ônibus assaltados numa cidade onde a maioria esmagadora da população depende desse transporte seriam um escândalo em plagas mais civilizadas.
Mas, aqui, não. Quando digo aqui, refiro-me a todo o país, onde assassinados são contados como reses mortas no matadouro. Viram números, estatísticas. Onde os crimes, salvo raríssimas exceções, jamais têm um termo na sua investigação (se é que são mesmo investigados), onde gente pobre e miserável morre como mosca, como se a vida de de um pai, uma mãe, um filho, um irmão não valesse nada para o que os poderosos, nos bastidores, chamam de gentalha. E tudo indica que caminhamos para o agravamento desta situação.

Não se discutem
as causas (I)

A mídia JAMAIS faz um debate sério, prolongado, incomodativo sobre as VERDADEIRAS causas de tanta violência.
Apenas relata números. Quando não usa os casos mais escandalosos para render longos períodos de audiência até tudo cair no proverbial esquecimento deste povo que gosta de levar vantagem em tudo (vantagem para quem, cara pálida?)

Não se discutem
as causas (II)

A população, por sua vez, do alto de uma alienação sem precedentes (os gatos pingados nas ruas, protestando, não representam nada do todo da população), vira a cara para o noticiário sério e pode até bater em quem lhe atrapalhe ao ver a seriíssimas notícias sobre futebol.
Sábio dito popular: cada povo tem o governo que merece.

O preconceito
embutido (I)

No recente episódio dos "selinho" que o jogador Sheik, do Palmeiras, aplicou em um amigo e foi parar nas redes sociais, torcedores trogloditas do Palmeiras execraram o atleta.
Um deles, tentando parecer civilizado, escreveu: "Não é homofobia, mas viado, aqui, não!" Tragicômico. E como se não soubesse o que se passa nos vestiários e concentrações da vida. Hehehe...

O preconceito
embutido (II)

Já ontem, em reportagem da TV mostrando a Parada Gay (que, a meu ver, insiste em reforçar estereótipos. Digo isso aqui há anos), uma simpática senhora que acompanhava a filha, lésbica assumida, no evento, declarou, com ares de combate ao preconceito:
- Minha filha é gay. O que é que eu posso fazer?
Ou seja, se pudesse, faria (contra).
Para finalizar, jamais esqueço do que ouvi de um pai, há muitos anos: "Não tenho nada contra os gays, desde que meus filhos não sejam". Quiá, quiá, quiá...

Regulação ou
enrolação?

Ouvi no noticiário, ontem, sobre o incêndio no Largo de São Miguel: "Uma das vítimas continua dentro de ambulância do Samu, aguardando vaga em emergência hospitalar pela Central de Regulação". Pelo visto, foi-se o tempo em que pronto socorro em hospital era mesmo PRONTO, imediato. Vixe!


CONCURSOS - O Essencial de Magistério para Concursos é o título do livro que o professor Wanderley Ribeiro lança, em sua 3ª edição, na próxima quinta-feira, a partir das 17h, na Escola Municipal Prof. Alexandre Leal Costa – Rua da Mangueira, 28 – Nazaré.
ECONOMIA - O IX Encontro de Economia Baiana, que tem como tema Dinamismo e Integração Econômica da Região Nordeste no Brasil, continua com as inscrições abertas até o dia 18 deste mês.
TRABALHO - As inscrições para o Edital do Trabalho Decente, lançado pela Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), foram prorrogadas até o próximo dia 20.

Nenhum comentário: