segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Alex Ferraz

INCRÍVEL!
E até hoje a cratera da BR-324 continua infernizando a vida dos motoristas que trafegam na rodovia. É incrível a morosidade da Via Bahia nesta obra. Imaginem se tivéssemos terremoto ou furacões! A propósito, a quantas anda a duplicação da BR-116? Hum...

Frase: Quem não tem computador fica num beco sem saída

Tudo na internet. E quem não tem?
Costumo dizer que o Brasil tem leis suecas com uma realidade haitiana. Agora, por exemplo, virou moda resolver tudo pela internet. Imposto de Renda, recadastramento do IPTU em Salvador, segunda via de contas de luz, água etc., tudo só pode ser feito através da rede.
Prático? Sim, sem dúvida. Rápido? Nem tanto, pois nos momentos de picos de acesso a banda lerda brasileira congestiona tudo e trava os sites.
A quantidade de computadores em uso no Brasil, em maio deste ano, chegou a 118 milhões, conforme pesquisa do Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo, da Fundação Getúlio Vargas (FGV). Isso significa que existem, no País, três computadores para cada cinco habitantes - ou 60% de penetração. Os números incluem usuários domésticos e comerciais.
Mas não é bem assim, pois há empresas que têm dezenas, centenas de computadores, o que significa que a relação de máquinas por habitante é bem menos democrática do que esses três computadores para cada cinco habitantes.
E nem todo mundo que tem computador possui impressora. Portanto, o bom senso - qualidade cada vez mais rara entre governantes e burocratas - indicaria que é preciso cautela ao se restringir às máquinas o atendimento ao público, sob pena de, como vem acontecendo, alienarmos ainda mais aqueles que não tem o privilégio de ter um sistema completo em casa para pesquisar e imprimir documentos.
A propósito da
internet

Com a greve dos bancários, a mídia e os próprios bancos instruem seus clientes a efetuar pagamentos, transferências etc. independentemente da paralisação, utilizando computadores domésticos ou mesmo smart phones. Mais uma vez uma solução que privilegia um grupo, pois boa parte dos clientes, digamos, mais humildes, sequer sabem manusear tais máquinas.
Um colunista
cruel...

Na coluna do Cláudio Humberto: "A cada ano, as greves de bancários impactam menos na rotina das pessoas e dos próprios bancos. Age como uma categoria em extinção."
A UNE e o
dinheiro público (I)

Em 2010, Lula deu R$ 30 milhões à União Nacional dos Estudantes (UNE) e lançou a pedra fundamental para a construção do novo prédio da entidade, no Rio, no lugar da sede incendiada em 1964 pela ditadura militar. Oscar Niemeyer, por sua vez, doou um projeto para esta nova sede.
No entanto, até hoje a construção não foi inaugurada e talvez isso não ocorra nem em 2014.
A UNE e o
dinheiro público (II)

A UNE não explica a razão desse atraso nem detalha, publicamente, como foi usado o dinheiro doado pelo governo (uma fortuna, diga-se de passagem).
Ah, sim: nos protestos contra a corrupção, realizados na segunda quinzena de junho, a entidade não pôs os pés na rua.
A conta do
pedágio

Diante dos protestos de rua, em junho último, os governos trataram de reduzir o preço das passagens de ônibus e do pedágio nas estradas. E agora chegou a conta: o Sindicato Nacional da Indústria da Construção Pesada pediu R$ 2 bilhões para ressarcir os prejuízos com a redução de pedágios em estradas federais.
ILÊ - A Associação Cultural Ilê Aiyê promove a partir desta segunda-feira, dia 23, em sua sede no Curuzu, a Semana da Mãe Preta. O evento, que acontece desde 1978, foi criado para  homenagear "Mãe Hilda", sacerdotisa do candomblé e por muitos anos dirigente espiritual do Ilê Aiyê.

Nenhum comentário: