quarta-feira, 18 de setembro de 2013

Feira de Santana e sua história mal contada



 Hoje o jornal Tribuna da Bahia está publicando um caderno especial sobre Feira de Santana, com uma série de matérias feitas por nós, nas quais mostramos alguns feirenses que contribuiram para fazer desta cidade a metrópole em que ela se trnasformou.

A história de Feira de Santana é contada pela metade. O livro “Feira de Santana”, de autoria do americano Rollie E. Poppino, publicado em 1968, conta a história do município até o ano de 1950. Trata-se de um trabalho feito com organização e método científicos, o que não é o caso de algumas publicações posteriores, escritas de forma aleatória e afetadas por sentimentos políticos, sociais e até pessoais dos autores.
         Nesta edição optamos por publicar dados biográficos de feirenses natos ou que adotaram esta terra como sua segunda cidade natal, e que de alguma forma contribuíram para o seu crescimento e desenvolvimento social, político, econômico ou cultural. Desta forma, acreditamos contribuir com o registro histórico do Município a partir da segunda metade do século passado. Optamos também por buscar nomes de pessoas já falecidas, fazendo apenas algumas exceções plenamente justificáveis.
         Neste caderno especial, comemorativo dos 180 anos de emancipação política da Princesa do Sertão, o leitor conhecerá um pouco sobre homens e mulheres que, dotados de talento, competência e espírito público, fizeram desta cidade a metrópole em que ela se transformou, com uma área de influência sobre centenas de municípios, segunda maior cidade da Bahia, com cerca de 600 mil habitantes.
         A cidade tem problemas que toda cidade grande do Brasil tem, mas é bom salientar que poderia estar bem melhor não fosse algumas administrações municipais desastrosas e a má vontade de alguns governadores em relação a ela, devido ao caráter rebelde do seu povo que nunca aceitou imposições.
         Aliás, há uma história emblemática sobre essa rebeldia e orgulho do povo feirense, envolvendo o governador Antônio Balbino e o prefeito João Marinho Falcão, como se poderá conferir na matéria sobre este ilustre feirense.

Nenhum comentário: