quinta-feira, 26 de setembro de 2013

Alex Ferraz

INGRATO!
Dilma e Gabeira estão entre os militantes de esquerda que ajudaram a libertar José Dirceu, no final da década de 1960. Mas Dirceu, que já disse que Gabeira não tem "virilidade" para candidatar-se a presidente, chamou Dilma de  “incompetente” e “desastrada”, anteontem, diante de convidados para um almoço que lhe foi oferecido em Brasília. Como se vê, não vale nada em termos de caráter...

Frase: "O governo, mesmo quando perfeito, não passa de um mal necessário; quando imperfeito, é um mal insuportável." (Thomas Paine, 1737-1809, político panfleteiro e radical britânico)

De desgoverno e notas oficiais
Na semana passada, o jornal Folha de S. Paulo fez ampla reportagem sobre as condições em que se encontram postos de saúde e, consequentemente, consultórios nos quais irão trabalhar (sic) os médicos importados pelo governo federal. Mostrou precariedades absurdas na maioria deles, incluindo dois ou três na Bahia (mera amostragem, pois são muitíssimos mais). Prontamente, a Secretaria de Saúde do Estado, através do seu titular, Jorge Solla, "desmentiu" a reportagem e, como gostam de fazer as autoridades públicas brasileiras, culpou a imprensa, que teria "distorcido" fatos. Disso já estamos calejados.
Agora, é a vez de mais um escândalo: o Hospital Geral Clériston Andrade, um dos maiores da Bahia, em Feira de Santana, teria registrado a morte de 11 pacientes de UTI por falta de energia elétrica e consequente desligamento dos aparelhos. Mais uma vez a Sesab, desta feita com aval da Coelba, apressa-se a desmentir uma situação que, de tão séria, está sendo investigada pelo Ministério Público.
Ora, senhores, não serão notas de gabinete desmentindo fatos que irão limpar a nódoa cada vez mais maior na saúde pública na Bahia (e no Brasil!). Precisamos de uma nova geração de governantes e administradores que efetivamente administrem, não sentados em escritórios de luxo emitindo notas "culpando" a imprensa, mas sim indo diariamente aos locais sob sua responsabilidade, tomando consciência dos fatos e adotando providências imediatas. E ponto final.

Aliás, por
falar em Feira...(I)

Deve-se notar, nas filmagens da TV espalhadas para todo o País, o tenebroso aspecto do Hospital Geral Clériston Andrade.
Grades enferrujadas, portas sujas, elevadores semi-depredados, dá a impressão de que vândalos passaram por lá.

Aliás, por
falar em Feira...(II)

E não venham com a desculpa de que o movimento é enorme (verdade), já que o HGCA atende a mais de 100 municípios da região.
Ora, se sabem que o movimento é enorme, se sabem que esse movimento gera desgaste, que sejam adotadas as providências para manter, assim mesmo, o hospital limpo e reluzente, como deve ser uma casa de SAÚDE.
Afinal, as pessoas que são atendidas ali (quando conseguem) são iguaizinhas àquelas levadas por luxuosas UTIs aéreas para se tratar no Sírio Libanês ou no Albert Einstein, em São Paulo. Ou não?

Dois pesos,
duas medidas (I)

Deu na Tribuna da Imprensa: "As punições até aqui impostas pelo STF aos réus da Ação Penal 470 e protagonistas do Mensalão são penas impropriamente chamadas de corpóreas (prisão e reclusão) mais pagamento de multa,  como prevê o Código Penal. Porém, para que as punições sejam completas, é necessário que os condenados também sejam compelidos a restituir aos cofres públicos os valores que deles se apoderaram criminosamente." Alguém acredita que o dinheiro será devolvido?

Dois pesos,
duas medidas (II)

Enquanto isso, a União "indenizou" com R$ 5,39 (isso mesmo: cinco reais e trinta e nove centavos) um agricultor do Piauí cuja terra faz parte do traçado da ferrovia Transnordestina, uma das principais obras do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal. A notícia é da Folha...

Querem a
baderna

Protesto de caminhoneiros (e, de quebra, de comerciantes e donos de empresas de transporte, claro!) contra a indispensável ordem que a Transalvador quer colocar no sistema de carga e descarga na cidade. Será que vão protestar também contra a multa por invasão de sinal vermelho, estacionamento sobre calçadas etc.? Cada uma!
GESTÃO - Pesquisadores do Brasil, Reino Unido, Itália e Espanha participam em Salvador, dias 10 e 11 de outubro, no Hotel Sheraton, da 5ª edição do Seminário de Gestão de Tecnologia e Inovação em Saúde. Mais informações: www.seminario.pecs.ufba.br
ENERGIA - Com o objetivo de acompanhar a crescente demanda por fornecimento de energia elétrica em Ilha de Maré, a Coelba está investindo R$ 2,5 milhões em ações que irão modernizar o sistema elétrico e o atendimento ao público no local.
ANIMAIS- Começou a segunda fase da campanha de vacinação animal na capital baiana.  A relação dos postos fixos pode ser verificada em http://www.saude.salvador.ba.gov.br/.
HPV - A partir do próximo ano, meninas com idade entre 11 e 13 anos vão receber as duas primeiras doses da vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV), usada na prevenção de câncer de colo do útero.

Nenhum comentário: