quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Gerson Bullos fundou o 1º Clube de Fotografia de Feira de Santana


Feira de Santana sempre revelou (sem trocadilho) grandes fotógrafos. Profissionais como Nestor Vieira e Naftalino (já falecidos, Elydio Azevedo e Antônio Magalhães, ainda atuantes, muito contribuíram e contribuem para o registro histórico das imagens mais importantes e mais belas da Princesa do Sertão. Alguns filhos seguiram os passos dos pais, como ACM e Jorge Magalhães, repórteres fotográficos. Reginaldo Pereira, revelado pelo jornal Feira Hoje, trabalhou nos jornais A Tarde, Jornal do Brasil e o Globo, e já cobriu até Copa do Mundo no exterior. Há também grandes fotógrafos amadores como Hugo Navarro e Juracy Dórea, ente outros.
Há alguns anos foi fundado em Feira de Santana um Clube de Fotografia que acaba, inclusive, de realizar um excelente trabalho documentando num livro/álbum as ruínas da cidade de Canudos, que estavam submersas pelas águas do açude Cocorobó, mas que baixaram com a longa estiagem que assola o sertão baiano. Ângelo Pinto, organizador do livro, desenvolveu o trabalho junto com os fotógrafos Antônio Carlos Vieira, Basílio Fernandez, Cláudia Freire, Francisco Carlos da Silva, Márcio Medrado, Patrícia Nascimento, Salette Bittencourt, Vagner dos Santos e Wagner Campodônio.
Nos arquivos do Jornal Folha do Norte, mais antigo da Bahia, fundado em 17 de setembro de 1909, um exemplar do Jornal datado de 15 de agosto de 1959, edição de número 2.614, consta o registro em nota da fundação do primeiro e já extinto Clube de Fotografia de Feira de Santana, tendo como um dos fundadores Gerson Vasconcelos Bullos e os amigos Ivanito R. Lima Rocha, Renato Silva Cotias e Osvaldo da Silva Daltro.
Em agosto de 2007, para homenageá-lo, o recém fundado Clube de Fotografia de Feira de Santana era denominado Gerson Bullos. Porém por impedimentos legais, que não permite a utilização do nome de pessoas vivas em entidades, ficou apenas Clube de Fotografia da Região Metropolitana de Feira de Santana, e foi aprovada por unanimidade uma homenagem a este pioneiro, conferindo-lhe o Título de Patrono do Clube.
Gerson Vasconcelos Bullos, nasceu em 02 de fevereiro de 1924 na cidade de Conceição de Feira, filho de Jorge Anna Odi Bullos e Maria dos Anjos Vasconcelos Bullos, e desde muito cedo militou no comércio. Ainda jovem, em 1938 mudou-se para Feira de Santana a fim de continuar os estudos, cursando o segundo grau, atual ensino médio no Colégio Santanópolis, vez que em sua cidade natal não existia tal curso. Neste mesmo período, começou a trabalhar com seu pai na Loja Estrela, situada à época na Praça da Bandeira, onde comercializava tecidos e confecções.
Em 1954 resolveu abrir seu próprio negócio, fundando a Casa Esportiva, primeira loja de fotografia e material esportivo da cidade, situada hoje na Rua Conselheiro Franco 423, no centro de Feira de Santana. Em sua loja, comercializava artigos esportivos, instrumentos musicais, instrumentos ópticos e material fotográfico (filmes, câmeras, ampliadores, químicos, etc.). Era o período do preto e branco na fotografia, e ele era distribuidor de filmes e insumos fotográficos para Feira de Santana e cidades da região, além de possuir laboratório próprio para ampliação de fotografias, tanto para amadores quanto para os mais exigentes profissionais.
Quando surgiu a fotografia em cores, firmou uma parceria com a Kodak Brasileira, que instalou um grande laboratório em Salvador e, os filmes eram coletados em Feira de Santana, enviados a Salvador e entregues aos clientes em 24 horas. Após certo período, surgiram os minilabs digitais e deu-se a instalação de um novíssimo Noritsu (líder de equipamentos deste tipo no mundo) nas instalações da Casa Esportiva,
propiciando então ao fotógrafo amador e profissional revelar seus filmes coloridos em uma hora.
Hoje, com seus 89 anos, Gerson Bullos continua presente em sua loja, planejando e inovando. Dentro deste planejamento e contando com apoio dos seus filhos, instalou outro Noritsu, desta vez digital, a fim de continuar avançando na prestação de serviços fotográficos na região.

Nenhum comentário: