quinta-feira, 19 de setembro de 2013

Professora Helena Assis a primeira mulher a disputar uma eleição



A professora Helena Assis Suzart nasceu em Monte Alegre (Mairi), Bahia, em 21 de maio de 1912, filha do Coronel Arthur de Assis, fazendeiro, comerciante, e de Maria de Senna Assis, mas desde os primeiros anos de vida passou a morar em Feira de Santana onde cursou o ginásio e a Escola Normal Rural, onde formou-se em Pedagogia em 1930, sendo laureada como melhor aluna e eleita oradora da turma, prenunciando, desde então, seu brilhante dom na oratória.

Iniciou a carreira de professora em 1931. Lecionou nas cidades de Mundo Novo, Castro Alves e Santo Antônio. Numa trajetória de grandes esforços, notadamente, de ordem física e intelectual, teve sua saúde abalada, sem, contudo, jamais perder o entusiasmo e comprometimento com a missão de ensinar. Transferida para Feira de Santana, lecionou primeiro no distrito de São José das Itapororocas (Maria Quitéria), depois no grupo escolar da Pedra do Descanso e finalmente na escola anexa da Escola Normal Rural. Em 1953 foi aprovada no concurso de professore de Língua Portuguesa, passando a integrar o quadro docente da Escola Normal Rural. Em 1956 tomou posse como diretora do Ginásio Estadual. Mais tarde também foi diretora do Instituto de Educação Gastão Guimarães.
Denominada por seus tantos alunos como "missionária do ensino", a Profa. Helena destacou-se numa prodigiosa semeadura da sua docência, ministrando aulas também de Psicologia, Pedagogia, Matemática, Estatística e até de Francês, sempre referendada no seu desempenho dedicado. Fluente e cativante pela mansidão de temperamento e de linguagem e pela competência docente, conquistava alunos, colegas, diretores e encantava a todos por sua grandeza de caráter, de humildade, tanto na firmeza da fala quanto na docilidade do silêncio.
Exímia na Educação, como analista, pesquisadora, e, especialmente, investigadora das nuances da Língua Portuguesa, manifestava, tal como Clarice Lispector, seu amor pela nossa língua, propagando-a, divulgando-a, fora e dentro de sua sala de aula, promovendo em seus alunos o envolvimento pelo bom conteúdo e pela depurada forma do uso lingüístico.

Homenagens e política
Professora Helena Assis era refratária às homenagens e honrarias que lhe destinavam, esquivando-se, delicadamente, de todas elas. O Governo do Estado, na gestão de outro feirense ilustre, João Durval Carneiro,  lhe concedeu a Medalha de Barão de Macaúbas em gratidão aos serviços prestados à Educação, assim como o governo municipal e muitas instituições educacionais lhe destinaram títulos, comendas, diplomas honoríferos e outras justas condecorações das quais jamais se enalteceu, permanecendo no servir discreto e desvelado à causa da Educação, com notoriedade, no ensino da Língua Portuguesa.
Reconhecida no seu talento, foi a primeira mulher, em Feira de Santana, indicada a concorrer a cargo eletivo no município, sendo persuadida por inúmeros amigos e ex-alunos que argumentavam o quanto o Legislativo Municipal prescindia da notoriedade intelectual, moral e social que marcava sua prática de vida.
Candidatou-se a vereadora, no ano de 1950, pelo antigo partido União Democrática Nacional (UDN), acatando sem grande entusiasmo e nenhum envolvimento com a campanha que a elegeria, mantendo seu propósito de fazer da política pela boa Educação seu único interesse. Dessa forma, não chegou a ser eleita, permanecendo em seu mandato de eterna mestra, propagadora do Saber e do Bem.
Professora Helena Assis faleceu em 11 de setembro de 1997.

2 comentários:

Anônimo disse...

Grande educadora, consagrada como a maior mestra de Lingua
Portuguesa da Feira de Santana, cognominada de a Mestra Maior e a Mestra dasMestras.

Anônimo disse...

Minha tia querida, sempre educada e carinhosa!