sexta-feira, 25 de setembro de 2015

A história do teatro em Feira

Os momentos mais importantes das artes cênicas desde a década de 1960 deixam o palco para ingressar na história. “O maior espetáculo da Feira”, é o que está sendo preparado para acontecer com o lançamento do livro “O teatro em Feira de Santana”, assinado pelo jornalista Geraldo Lima o que acontecerá hoje, às 20 horas, no Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca). Com capa assinada pelo premiado artista plástico feirense Washington Falcão, o livro contém abordagens, entrevistas e registros dos principais protagonistas do movimento que deu uma nova dimensão à cena cultural de Feira de Santana, apesar das dificuldades e desafios causados pelo golpe militar de 1964, estabelecendo a censura ao livre pensamento.
Além de entrevistas com nomes que se destacaram no período, como Antônio Miranda, Deolindo Checcucci, Raymundo Pinto, Gildarte Ramos, Luciano Ribeiro, Antônia Velloso, Luluda Barreto, Neide Sampaio, Cezar Ubaldo, Dimas Oliveira, Leda Helena e outros da nova geração, como Celly Rodrigues, Araylton Públio, Elizete Destefanni e Suzana Vega. Eles contam suas experiências e as dificuldades que enfrentaram, encarando problemas e produzindo espetáculos que marcaram época.
Vários atores se preparam para fazer performances, abrilhantando o evento. Da mesma forma, segundo Geraldo Lima, “o maior espetáculo da Feira” contará com a participação especial de cantores, compositores e poetas do porte de Cescé Amorim, Franklin Maxado, Sandro Penelú, Timbaúba, Jurivaldo Alves, Zé Trindade, Ibernon Dantas, Márcia Porto, Celiah Zaiin, Djalma Ferreira, Carlos Mello, Goreti Figueredo, Zé Araújo, Caboquinho e João Ramos, Redivaldo Ribeiro, entre outros, sob a direção musical de Dionorina.
“ Uma noite diferente com ambientação lembrando a extinta feira livre, tendo como cenário a beleza da arquitetura que envolve o teatro de arena do Cuca”, planeja o jornalista e produtor cultural. No final, acontece show de Os Trogloditas, um dos primeiros grupos de rock de Feira de Santana, que relança em CD o primeiro disco gravado em vinil. O ingresso é um quilo de alimento não perecível a ser repassado ao Abrigo Casa de Passagem. O evento conta com o apoio da Prefeitura de Feira de Santana, projeto Pró-Cultura/Esporte e patrocínio do Hospital Emec, Clínica Radiológica, Imobiliária de Antônio Alencar, Centro Universitário de Cultura e Arte (Cuca) e Digê Produção de Eventos e Assessoria.


Nenhum comentário: