terça-feira, 8 de setembro de 2015

Três lições do esporte paralímpico que podem servir ao olímpico

Apesar da pouca visibilidade, o esporte paralímpico no Brasil acumula resultados expressivos. Com um sétimo lugar no quadro de medalhas da Paralimpíada de Londres em 2012 e um primeiro disparado no Parapan-Americano deste ano, o país é considerado referência mundial nas modalidades para atletas com deficiência.
Com um investimento que não chega à metade do valor destinado aos esportes olímpicos – o COB (Comitê Olímpico Brasileiro) tem R$ 700 milhões e o CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro), R$ 336,9 milhões –, o esporte paralímpico brasileiro já é considerado "potência mundial" e tem como meta, daqui um ano, em Rio 2016, o quinto lugar no quadro de medalhas.
"Já imaginou se tivéssemos o mesmo investimento (que os esportes olímpicos)? Seríamos os melhores do mundo", afirmou à BBC Brasil Daniel Dias, atleta da natação paralímpica e o maior medalhista brasileiro da história, com 15 medalhas em Paralimpíadas, sendo 10 de ouro.
A evolução aconteceu principalmente na última década. Na Paralimpíada de Atenas, em 2004, o Brasil ficou em 14º no quadro de medalhas, saltou para 9º em Pequim (2008) e 7º em Londres. Resultados que vieram após um conjunto de ações, segundo o CPB: planejamento, investimento na base e na renovação de talentos e foco na pulverização de medalhas.

Enquanto isso, o esporte olímpico no Brasil ainda luta para alcançar o mesmo sucesso. Nos Jogos de Londres, o Brasil ficou em 22º no quadro de medalhas e agora tem como meta o top 10 em 2016. O investimento tem sido alto, principalmente desde que o Brasil foi escolhido como sede dos Jogos, mas alguns resultados ainda deixam a desejar. (Leia no BBCBrasil)

Nenhum comentário: