quarta-feira, 23 de setembro de 2015

Jornalista Assis Freitas lança primeiro romance na 8ª Feira do Livro


Segundo o filósofo francês contemporâneo Pierre Levy, o virtual pode ser definido como um modo de ser fecundo e poderoso, que põe em jogo processos de criação, abre futuros, perfura poços de sentido sob a platitude (monotonia) da presença física imediata. O espaço de convergência de corpos metamorfoseados pelas palavras. A imensa reserva flutuante de signos e de desejos. E é justamente buscando essas possibilidades que a narrativa de “A última travessia com a bela do ray-ban” se constrói.  Primeiro romance do escritor e poeta José de Assis Freitas Filho, que tem no currículo outros três livros de histórias curtas e um de poesia.
Na apresentação do livro, o publicitário Delman Aquino destaca que “nesta obra, em que pincela cenas do cotidiano, o autor mistura tintas e estilos de forma tão magistral, que consegue, em questão de segundos, nos transportar de “Os Jardins das Cerejeiras”, do russo Anton Tchecov, até a tela de um smartphone numa esquina do século XXI”. O embaralhamento de realidades e de discursos, o estranhamento do ser humano diante de uma pluralidade de existência, são marcas recorrentes dentro da narrativa.
José de Assis sinaliza que “A última travessia com a bela do ray-ban” pode ser definida muito mais como uma prosa ficcional, do que um romance no sentido tradicional. “A minha ideia foi oferecer ao leitor uma boa quantidade de fragmentos para que ele pudesse montar o próprio mosaico”. Jornalista vinculado a Assessoria de Comunicação da Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs), o autor é graduado em sociologia e possui mestrado em Letras (Ufba).
O lançamento de “A última travessia com a bela do ray-ban” (Editora Penalux), será durante a 8ª. Feira do Livro de Feira de Santana, no dia 24 de setembro, a partir das 18h, no espaço denominado praça do Cordel Jurivaldo Alves da Silva. A Feira do Livro acontece no período de 22 a 27 de setembro e tem seus estandes montados na praça João Barbosa de Carvalho, conhecida como praça do Fórum. (Ascom/UEFS)


Nenhum comentário: