terça-feira, 15 de setembro de 2015

Até o final do ano mais de 3.500 árvores serão plantadas na cidade

O Departamento de Áreas Verdes da Secretaria Municipal de Serviços Públicos, através do projeto Ponto Verde, realizou este ano o plantio de 1.252 árvores em Feira de Santana. Entre as áreas que receberam as mudas, estão a rua Adenil Falcão, avenidas Andaraí e Nóide Cerqueira, Praça do Cruzeiro e o  Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira. O Programa conta com a parceria do Grupo MC, que faz a doação das mudas.
Na atual gestão do prefeito José Ronaldo, foram plantadas até agora um total de 4.551 árvores. A renovação do verde nas avenidas Maria Quitéria e Getúlio Vargas ao longo de 14 anos já alcança mais de 50%.
A partir de uma análise do local a ser beneficiado com o plantio, os técnicos da Prefeitura escolhem as espécies mais adequadas. Evitando, por exemplo, árvores de raízes agressivas e altura da copa inadequada. Estão sendo mais utilizadas Sibipiruna, Cedro, Pau Ferro, Aroeira, Oiti, Pau Brasil, Flamboyant, Mugumbá, Acácia Negra e Ipê, Pau Viola, Paudalho, Calistemo e Corindiba.
“É preciso entender que, tecnicamente, torna-se necessário distribuir, no mínimo, 15 espécies diferentes. Desta forma, na ocorrência de alguma praga, o problema não compromete as outras árvores da cidade”, explica o chefe do Departamento de Áreas Verdes, Deodato Peixinho.
A programação do Departamento de Áreas Verdes prevê novos plantios a serem concluídos até este mês de setembro, com mais 1.100 árvores. Entre as áreas que vão receber as mudas estão o Parque da Cidade Frei José Monteiro Sobrinho, avenida Centenário, no Bairro SIM, Parque da Lagoa Radialista Erivaldo Cerqueira e a avenida Canal, além de praças.

Deodato Peixinho lembra ainda que as árvores retiradas das áreas onde será implantado o BRT estão sendo transferidas com replantio nos parques da cidade Frei José Monteiro Sobrinho e Erivaldo Cerqueira.

Nenhum comentário: