quinta-feira, 25 de fevereiro de 2016

ESPARRO!

Não resta dúvida que o chamado retrato falado é uma ferramenta muito útil para a polícia investigar crimes. No entanto, temos que ver o outro lado. Às vezes, um retrato falado pode se parecer com tanta gente que, num país e num momento que vivemos, pode virar um autêntico esparro para ALGUÉM que apenas se PAREÇA com o tal retrato. Vixe!

A indústria de multas precisa ter um freio

Mais de 140 mil mil chamados a prestar contas por multas
Para começo de conversa, não estou entre eles. Para continuar a conversa, tenho ouvido de amigos motoristas em geral e taxistas queixas, em pânico, a respeito da enxurrada de chamados do Detran, com base em multas da Transalvador, para fazerem reciclagem ou até mesmo perder a Carteira de Motorista, em função de multas acumuladas há anos.
Tudo bem, existe uma legislação. Mas atingir a quatro mil taxistas e pelo menos 140 mil motoristas comuns com tais chamados, de uma hora para outra, fica até PARECENDO um reforço para a indústria de multas, fórmula que as prefeituras, em todo o País, com especial notoriedade para São Paulo e Salvador, arranjaram para cobrir os buracos de suas arrecadações.
Que isso seja visto com parcimônia, é o que sugiro. Até porque, são quatro mil taxistas e 140 mil motoristas comuns, com  seu poder multiplicador de votos... Cala-te boca!  

Mulheres assassinadas (I)
É cada vez maior – e infimamente comparável ao que acontece em relação inversa dos sexos – o número de mulheres assassinadas por namorados revoltados, dispensados, ex-maridos e coisas que tais.
Nunca o tal de “até que a morte vos separe” foi levado tão a sério no Brasil. Podem conferir nos noticiários diários de vários canais sanguinolentos da TV.

Mulheres assassinadas (II)
Existe a Lei Maria Da Penha, perfeita como várias leis brasileiras, mas que, como tantas outras, se tornam inúteis diante da total falta de infraestrutura, e de caráter, da Polícia nacional para realmente proteger quem  denuncia.
Aliás, a nossa Polícia é conhecida por agredir e matar os pobres, negros e indefesos, e fazer vista grossa para os poderosos. Salvo, pelo menos por enquanto, a Polícia Federal.

A desgraça dos petistas (I)
Como sempre perdendo noite nas madrugadas em busca de informação, tive a sorte de ouvir comentário político assaz conciso, juro que não lembro de quem (é querer demais!), onde o jornalista falava sobre a “grande desgraça do PT”, que teria sido ganhar a quarta reeleição.

A desgraça dos petistas (II)
O argumento dele é altamente plausível: se o PT tivesse perdido a reeleição de Dilma, teria Aécio e tucanos (também altamente suspeitos) no poder, e ganhando, assim, a chance de armazenar defesas e, mais do que isso, de ataque, fazendo com que Lula, aí sim, voltasse glorioso. Mas...

Nenhum comentário: