quarta-feira, 24 de fevereiro de 2016

E NÓS?


Em meio ao grande marketing promovido pelo governo em torno do combate ao mosquito que transmite, entre outras doenças, a zika, uma declaração da presidente Dilma, em relação à Olimpíada do Rio: “Vamos dar atenção especial aos cuidados com os visitantes.” Ora, bolas! Atenção especial quem tem que ter, primeiro, é o Brasil inteiro (e não apenas em cidades onde dá ibope).


Ter nascido me estragou a saúde. (Clarice Lispector)

Caos na saúde e surto de zika no interior
Amigo de longas datas foi passar o Carnaval na paz da cidade de Mairi, na região de Irecê, onde tem família. Com ele, foi a filha mais nova, que ainda na completou um ano. Lá chegando, assustou-se com as notícias passadas pela família: está havendo um surto do que pressupõe ser a doença causada pelo zika vírus, além de muitos casos de dengue.
Seu temor foi justificado: a pequena filha apresentou febre e ele, assustou, imediatamente procurou o Hospital Luis Eduardo Magalhães, daquela cidade. Em termos de estrutura física, o local é bem equipado. No entanto, os serviços estão péssimos: os médicos tratam praticamente tudo apenas com soro e mandam as pessoas de volta para casa, falta água para beber e nem cadeiras suficientes existem para que parentes e mesmo doentes se sentem.
Para completa, nosso amigo diz ter testemunhado um atendimento “prioritário” para “filha de um fazendeiro rico”, em detrimento dos pobres que esperavam há horas. Está feita a denúncia.

O velho cartel de sempre
Como o Ministério Público não age no setor, nem outras autoridades se incomodam, resta aos motoristas de Salvador seguirem à mercê do conhecido cartel dos postos de combustíveis.
Salvo raríssimas e longínquas exceções (talvez até para maquiar a situação), a maioria maciça dos postos pratica o mesmíssimo preço. Portanto, não há concorrência. E nem é coincidência, claro!

Não seria um exagero?
Nas mensagens veiculadas na TV sobre os cuidados que se deve ter com o descarte do lixo, afirma-se que uma simples baga de cigarro leva CINCO anos para se processar na natureza, enquanto uma garrafa consumiria UM MILHÃO de anos. Êita, acho que exageraram nesses prazos.

E o que vocês fazem? (I)
Como sempre, as autoridades de segurança pública, na mídia, condenam qualquer tipo de reação diante d um assalto à mão armada (claro, somos todo oficialmente desarmados, os cidadãos honestos) e recomendam: “Não reaja. O bem mais importante que você tem é a sua vida.”
Ora, sabemos disso!Quem parece não saber – ou finge – são essas autoridades e a Justiça. Para não falar nos políticos, que simplesmente ignoram o genocídio no País.

E o que vocês fazem? (II)
Aliás, e já disse isso aqui inúmeras vezes, tudo que as autoridades de segurança pública deste país fazem é recomendar ao cidadão local e aos turistas que restrinjam cada vez mais sua liberdade. Não devem sair em tais horários, não devem passar por tais locais, não devem carregar objetos de valor, devem levar sempre “um trocado” para não irritar o bandido etc. Ora, bolas, é para isso que pagamos quase dois trilhões de reais em impostos, todos os anos?

Nenhum comentário: