domingo, 14 de fevereiro de 2016

Dia da Amizade e Internacional do amor

          No Brasil o dia do amigo é comemorado em varias datas. 14 de fevereiro,18 de abril, 20 de julho...
Amigo - Que é ligado a outro por laços de amizade. Em que há amizade.
Amizade - Sentimento fiel de afeição, simpatia, estima ou ternura entre pessoas que geralmente não são ligadas por laços de família ou atração sexual. Essa é a definição do Dicionário Aurélio.
         Porém, quem traz no peito esse sentimento nobre, sabe que a amizade vai muito além da definição de um dicionário. Amizade é uma espécie de amor fraterno que, quando verdadeiro, só deseja ver o amigo feliz. Realizar seus sonhos, desenvolver seus potenciais, alcançar suas metas. Tem como base a troca de experiências, de anseios, de vida, envolto num clima de fidelidade, confiança e respeito mútuo. Respeito pelos seus defeitos, por aquilo que, se não podemos mudar, ao menos podemos relevar e ajudar no que for possível. Afinal, amigo é para todas as horas, tristes ou felizes, com grana ou sem grana, para a aventura ou para o tédio.
         Verdadeiros amigos vão julgar suas escolhas, criticar suas decisões, vão desaprovar suas prioridades. Contudo, se a casa cair eles vão te ajudar a reconstruir. Bons amigos são aqueles que quando pedir conselhos e eles acharem que mesmo assim vai fazer a escolha errada ele vai se calar. É assim que verdadeiros amigos devem ser. Não devem proteger das quedas, e sim ajudar a curar as feridas.
         Dia internacional do amor - Não por acaso neste dia também se comemora o amor. Exceto no Brasil, onde se festeja o Dia dos Namorados em 12 de junho, em todos os países se comemora em 14 de fevereiro o Dia Internacional do Amor.

         Há várias versões sobre o surgimento dessa comemoração, que nos reportam às festas romanas pagãs e às manifestações de fé dos cristãos. Na versão mais conhecida, a comemoração teria se originado nas lupercálias, festas pagãs celebradas, na antiga Roma, que se iniciavam no dia 14 de fevereiro, dedicadas a Luperco ou Pã (deus protetor dos rebanhos e dos pastores) e a Juno (deusa do amor). Na Idade Média, dizia-se que esse era o primeiro dia de acasalamento dos pássaros. Por isso, os namorados da Idade Média usavam essa ocasião para deixar mensagens de amor na soleira da porta da amada.
         No século III, também em Roma, o padre Valentim celebrava matrimônios, contra as ordens do imperador Cláudio II, que havia proibido casamentos durante as guerras, por acreditar que os solteiros eram melhores combatentes. A punição foi inevitável: padre Valentim ficou preso na casa do prefeito de Roma, que era pagão, assim como sua família. Esse prefeito tinha uma filha cega, que foi curada pelo padre; desse modo, ele conseguiu converter toda a família.
         De qualquer maneira, todos os dias, é dia de comemorar o Amor e a Amizade, que estão diretamente ligados um ao outro. Um não existe sem o outro.
         O amor é o sacrifício pelo próximo. Amar é interessar-se pela vida do outro, é perguntar: Como foi seu dia? É questionar: Você está bem? E estar realmente atento para ouvir a resposta. Amar é modificar nossa rotina para ouvir um amigo, fazer-lhe uma visita, levar notícias boas.
         Amar é adiar um sonho para atender as necessidades de outrem. Amar é respeitar as opiniões dos outros, mesmo que elas sejam diferentes das nossas. É abraçar as pessoas, não apenas quando celebram aniversários, ou conquistas, mas sempre que o coração lembrar do quanto se querem bem. Amar é chorar junto. É sorrir junto. É saber dizer sim. É saber dizer não. É saber ouvir um sim e saber ouvir um não. As pessoas que amamos são os agentes que fazem com que nossa consciência esteja satisfeita, que nosso íntimo receba energias revigorantes do Alto, fazendo-nos mais felizes.
Amar é ser amigo. Ser amigo é amar.


 NE: Com informações da internet.


  Amizade e amor
 William Shakespeare


 Perguntei a um sábio,
a diferença que havia
entre amor e amizade,
ele me disse essa verdade...
O Amor é mais sensível,
a Amizade mais segura.
O Amor nos dá asas,
a Amizade o chão.
No amor há mais carinho,
na Amizade compreensão.
O Amor é plantado
e com carinho cultivado,
a Amizade vem faceira,
e com troca de alegria e tristeza,
torna-se uma grande e querida
companheira.
Mas quando o amor é sincero
ele vem com um grande amigo,
e quando a amizade é concreta,
ela é cheia de amor e carinho.
Quando se tem um amigo
ou uma grande paixão,
ambos sentimentos coexistem
dentro do seu coração.

NE: Para o meu melhor amigo e único amor Cristóvam Aguiar.
a diferença que haviaentre amor e amizade,ele me disse essa verdade...O Amor é mais sensível,a Amizade mais segura.O Amor nos dá asas,a Amizade o chão.No amor há mais carinho,na Amizade compreensão.O Amor é plantadoe com carinho cultivado,a Amizade vem faceira,
e com troca de alegria e tristeza,torna-se uma grande e querida
companheira.Mas quando o amor é sinceroele vem com um grande amigo,e quando a amizade é concreta,ela é cheia de amor e carinho.Quando se tem um amigoou uma grande paixão,
ambos sentimentos coexistemdentro do seu coração.
NE: Para o meu melhor amigo e único amor Cristóvam Aguiar.

Nenhum comentário: