quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Por que os seres humanos não hibernam?

Muitos de nós nos sentimos um pouco mais sonolentos no inverno, mas outras espécies vão além e decidem passar os meses mais frios em sono profundo – o processo conhecido como hibernação. E não estamos falando apenas de ursos – todos os tipos de animais, de insetos a primatas, hibernam. Parece fazer-lhes bem.
Mas enquanto os humanos por vezes optam passar o dia debaixo das cobertas quando os dias ficam mais curtos e frios, nós não podemos passar longos períodos na cama. Algo que à primeira vista parece muito injusto, especialmente se é benéfico para outras espécies. Por que não hibernamos também?
Para descobrir isso, primeiro precisamos descobrir a razão pela qual abelhas e morcegos, por exemplo, caem em sono de meses.
A mais óbvia, claro, é evitar o frio. A hibernação é um período extenso de torpor designado para conservar energia. O corpo desacelera: respiração, metabolismo e batimentos cardíacos diminuem. E faz todo o sentido que isso ocorra no inverno, pois essa é a estação de clima mais desafiador, em que menos plantas crescem e há menos alimento disponível.

'Palpites'
Por isso, muitos animais se empanturram no verão para viver apenas de reservas gordurosas no corpo durante a hibernação.

Não é muita surpresa que casos de hibernação sejam muito mais frequentemente encontrados no hemisfério Norte. A maior parte da terra firme no hemisfério Sul fica próxima à linha do Equador, onde os invernos são menos rigorosos. Mas espécies vivendo em climas mais quentes também hibernam, como um tipo de lêmure que vive em Madagascar e o porco-espinho sul-africano, que tem habitat em Angola e Zimbábue, por exemplo. (Leia mais no BBCBrasil

Nenhum comentário: