sexta-feira, 26 de fevereiro de 2016

Os 10 erros mais comuns de brasileiros ao falar inglês - e dos nativos de inglês ao falar português

Uma piada feita pelo dono de um restaurante irlandês sobre o erro de inglês – dizer chicken (frango) quando queria dizer kitchen (cozinha) - cometido por um brasileiro em uma entrevista de emprego despertou uma forte reação nas redes sociais nos últimos dias.
Muitas pessoas se sentiram ofendidas não apenas pela piada inicial do dono do restaurante, como também com comentários posteriores feitos por ele, caçoando do nível de domínio do inglês por brasileiros - o que lhe rendeu acusações de preconceito.
"Tem um ditado que diz: nunca ria de alguém que tem inglês ruim. Significa que essa pessoa fala outro idioma", escreveu um leitor na página da BBC Brasil no Facebook.
 "Muitos jovens com quem estudei sequer falavam outro idioma e se achavam no direito de zoar o sotaque do estrangeiro e fingir que não o entendiam. Aconteceu comigo", disse outra leitora.
Mas também houve quem achasse a piada inicial inofensiva. "Não vi preconceito. Deve ter sido engraçado mesmo. Como também é quando meu marido, que é alemão, fala coisas erradas em português. Morro de rir", afirmou uma leitora.
"Achei hilário. Quem nunca errou? Uma vez eu disse: 'We must wipe the chicken straightaway' (precisamos limpar o frango imediatamente). Meu chefe riu muito", disse um leitor.
Polêmicas à parte, a verdade é que dominar um idioma estrangeiro não é tarefa fácil e cometer um erro pode, por vezes, podem gerar constrangimento - ou tornar alguém alvo de uma piada.
A BBC Brasil consultou professores de idiomas para identificar os equívocos mais comuns cometidos tanto por brasileiros ao falar inglês quanto por quem tem o inglês como língua nativa ao falar português. Click no link e confira no site da BBCBrasil


Nenhum comentário: