domingo, 11 de abril de 2021

Histórias da Princesa

 

        Hoje vamos publicar mais uma história da Princesa, falando de mais uma figura popular e que deixou sua marca na cidade através do rádio. Francisco Almeida ou, simplesmente, Chico Caipira, criador e apresentador do Ronda Policial, o programa mais popular do rádio feirense, que até hoje vai ao ar diariamente, na rádio Subaé, ao meio dia, apresentado pelos radialistas Valter Vieira e Lucival Lopes. Com essa história encerramos, por enquanto, a nossa série de Histórias da Princesa.

A Ronda Policial de Chico Caipira

       

Chico Caipira e Agnaldo Santos

        As mazelas e intrigas entre vizinhos, principalmente nas camadas mais baixas da sociedade, sempre renderam boa audiência em programas de rádio, porque o ser humano adora uma fofoca, um disse me disse. E muitas vezes estas questões vão parar numa delegacia de polícia. Um dos primeiros programas de rádio voltado para esta faceta da sociedade foi “A Bodega do Pinote”, cujo bordão do apresentador era:

- Olha a sujeira!

- Passa o pano.

- Tô passando.

         Mas o grande sucesso de audiência nesta área veio com o programa “Ronda Policial”, na Rádio Sociedade, criado por Francisco Almeida e apresentado, diariamente, por ele mesmo e Itajay Pedra Branca, sob os codinomes de Pirunga e Pirunguinha. Ali, além dos problemas entre vizinhos, eram relatadas também ocorrências poiciais envolvendo ladrões, assaltantes e assassinos, entre outros delinquentes. Um prato cheio para a morbidez humana.

Francisco Ferreira de Almeida (Chico Caipira) nasceu no povoado de Mantiba, em Feira de Santana, no dia 15 de dezembro de 1935. Filho de Antônio Ferreira de Almeida e Rosalina Cerqueira de Almeida. De origem humilde, quando criança ainda, vendeu refresco, arroz-doce, bolinho, cocada, com o tabuleiro para comercializar no campo do gado, a fim de ajudar na economia da família. Tendo passado uma temporada em Salvador vendeu pão, no balaio que  carregava na cabeça. Exerceu a arte de sapateiro, sob a orientação de Mestre Duda. Cursou oginásio no Colégio Estadual de Feira de Santana e se formou em Técnico em Contabilidade, no Colégio Santanópolis.

Serviu a Marinha, como grumete e à Aeronáutica, em 1954, como soldado, na 2ª Zona Aérea, na Base Aérea do Salvador. Daí foi para o Rio de Janeiro. Fez o curso de Paraquedista, em 1958.  Submeteu-se a vestibular na UFBA, no curso de Jornalismo e Direito, mas só cursou até o 2° ano. Inscreveu-se para uma bolsa e foi para Los Angeles, nos Estados Unidos, onde passou 3 anos estudando Jornalismo e especializando-se em Salvador. Ao regressar para Feira de Santana foi contratado pela Rádio Cultura, como locutor, produtor, apresentador e rádio-ator, onde permaneceu por 8 anos. Apresentou aí o programa “Coisas do Sertão”.  Na Rádio Sociedade foi o criador dos programas: “Ronda Policial”, “Assim Canta o Nordeste”, “Coisas do Sertão”, “A Hora do Galo”, “A Voz da Criança”, “Esta Noite é uma Seresta”, “Comando da Lei”.

Ronda Policial

“Chico Caipira” como era conhecido, nas 4 emissoras AM em que trabalhou foi apresentador de auditório, repórter de rua, garoto-propaganda em vários comerciais, inclusive criando uma personagem, a “Vovó”, que era a imitação que mais o caracterizava e que, através dela, desabafava o seu descontentamento contra os políticos, à administração local e casos de desajustes conjugais. Era uma figura hilária! Era também declamador, ator e humorista, jurado em programa da TV Aratu, jogador de futebol, pela lateral direita de vários clubes amadores da Bahia e da Seleção da Aeronáutica. Praticou Karatê, chegando à faixa preta.

Valter Vieira e Lucival Lopes no comando do Ronda

        O programa Ronda Policial começou em 27 de julho de 1967 na Rádio Sociedade, criado e apresentado por Chico Caipira  ao lado de Itajay Pedra Branca. (Pirunga e Pirunguinha). Em 1975 foi para a Rádio Fundação Ide e Ensinai, em São Gonçalo. Em seguida Rádio Cultura e por fim Rádio Subaé em 1977. Começou ali a parceria com Agnaldo Santos, o Categó, que durou até o final. Em outras emissoras ele formou parcerias com  Paulo Alves, Roque Sena, Henrique Cerqueira e Jonas Novais. Em todas as emissoras, o programa sempre foi líder de audiência no horário em que era apresentado. Até os dias atuais, Ronda Policial é apresentado na Rádio Subaé pelos radialistas Valter Vieira e Lucival Lopes.

Família e outras atividades

Casado com a Dra. Lúcia Souza Sampaio, bióloga, com especialidade em Bacteriologia e teve as filhas: Isabele (fisioterapeuta), Bruna (marketing e propaganda). Tem outro filho do 1° casamento: Antônio de Pádua Oliveira de Almeida. Entrou na política em 1983, pois era possuidor da maior audiência entre os programas e por ser muito querido pelos ouvintes resolveu candidatar-se a vereador e se saiu vitorioso, pelo PDS, conquistando 1447 votos. Foi suplente de Deputado Estadual, em 1989. Em toda sua trajetória de vida recebeu 42 troféus e medalhas pelo Karatê, futebol e destaque como locutor de programas. Recebeu a Comenda Vereador Dival Machado, pela Câmara Municipal, no dia 01 de outubro de 2003, “Dia Nacional do Vereador”; Placa da Plascalp; do Sindicato de Jornalistas Profissionais; Homenagem do Sinjorba na XII Semana Imprensa; Diploma da Polícia Civil e Militar. Foi homenageado pelos promotores do “Baile dos Artistas”; condecorado no “Baile das Estrelas” e coroado Rei do bloco “Zero Hora”.

Chico Caipira era membro do International Federation of Journalísts - PRESS, inclusive era portador da Carteira de Jornalista Nacional e Internacional. Depois de um acidente, que o deixou paraplégico, impossibilitando-o de exercer as suas atividades, em seus últimos anos, acometido de sérios problemas de saúde faleceu no dia 03 de janeiro de 2006, sendo sepultado no Cemitério Piedade, nesta cidade.

Nenhum comentário: