terça-feira, 13 de abril de 2021

Acabou a vacina contra covid para primeira dose de idosos em Feira de Santana


O estoque de vacina contra Covid para aplicação da primeira dose em idosos está zerado. É o que informa o secretário Municipal de Saúde, Marcelo Britto. O município de Feira de Santana está dependendo de uma nova remessa, que será enviada pelo Governo Federal, sem previsão de chegada.

Marcelo Britto afirma que apesar disso, a primeira dose dos trabalhadores da saúde e da segunda dose em idosos estão garantidas. São 12.311 doses armazenadas, somente para estes públicos, na Secretaria Municipal de Saúde (SMS).

O titular da pasta chama a atenção ainda para a aplicação da segunda dose, quem foi agendado nas Unidades de Saúde da Família (USF) deve fazer um novo agendamento na Unidade Básica mais próxima. Caso tenha vacina disponível no local, pode ser aplicada na hora. Aqueles que já estavam agendados devem cumprir a programação.

Mesmo assim, a marcação para os idosos de 62 anos ou mais continua em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS), de acordo com a data de nascimento, para serem convocados quando chegar mais doses.

Os trabalhadores da Saúde podem ser vacinados em quatro UBS, que estão localizadas no Cassa, Baraúnas, Jardim Cruzeiro e CSU (Centro Social Urbano) das 8h às 17h, por ordem de chegada. Já a segunda dose para os idosos, em qualquer UBS. 

Os que moram na zona rural podem ser vacinados contra a Covid nas Unidades de Saúde da Família (USF) nas terças e quintas-feiras.

Aqueles que ainda não tomaram a segunda dose devem fazer o quanto antes. É que a eficácia da imunização fica comprometida se não completar o esquema de vacinação. Neste momento crítico que é a pandemia da Covid-19, a vacina pode reduzir as chances de agravamento da doença, por isso é tão importante receber as duas aplicações.

Nenhum comentário: