segunda-feira, 19 de abril de 2021

Crônica de Segunda

 

Crendices e superstições

Mais cedo ou mais tarde (às vezes nunca) as pessoas se perguntam: “Quem sou”? “De onde eu vim”? Para onde vou”? “Qual o propósito da minha existência”? Para esta última pergunta eu nunca encontrei uma explicação convincente. Porém, por tudo que já vi, li e vivenciei, tenho certeza de que a existência de tudo tem um propósito, e nada acontece por acaso. Seja lá quem ou o que que tenha criado o universo não o teria feito sem um propósito. Do nosso ponto de vista, vivendo neste minúsculo cisco planetário solto na amplidão do universo é difícil termos uma noção aproximada das respostas que procuramos. Assim, nos tornamos presas fáceis para os primeiros espertalhões que aparecerem. Sem dispor de qualquer base científica, sem qualquer estudo sério, sem informação alguma, os exploradores da inocência alheia foram criando respostas absurdas para as perguntas que seus semelhantes buscam tão desesperadamente; E aí tome-lhe Adão e Eva, Arca de Noé, Dilúvio, Torre de Babel e coisas do gênero. E percebendo a facilidade com que enganavam as pessoas, e para evitar que elas tomassem as rédeas das suas consciências, incutiram nelas o medo, inventaram a figura do demônio e o fogo do Inferno.

         Se você é daqueles que acredita na primeira explicação que lhe dão, pare de ler imediatamente. Caso contrário, raciocine: Nosso planeta está em um sistema composto de uma estrela (sol) em torno da qual orbitam (por ordem de proximidade) Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter
Saturno, Urano e Netuno. Mais os planetas anões Plutão, Céres e Éris. Este nosso sistema está situado na galáxia que denominamos de Via Láctea, onde existem bilhões de estrelas maiores ou menores que o nosso sol, e em torno de cada uma delas orbitam um incerto número de planetas maiores ou menores que o nosso. Agora tenha uma pequena idéia das distâncias. A luz do sol, que viaja a 300 mil Km por segundo, leva oito minutos para chegar até nós. A estrela mais próxima da Terra é Alfa Centauri, cuja luz demora mais de quatro anos para chegar até nós. Equivale a dizer que se ela se apagasse de repente, por mais de quatro anos a gente ainda poderia ver o seu brilho. Estes são fatos comprovados cientificamente. Agora que você tem uma pequena idéia do tamanho da Via Láctea, imagine que existem bilhões de galáxias iguais a ela no infinito do universo.

         Então? Você ainda acha que o criador dessa imensidão o fez sem um propósito? Acredita que ele também só colocou vida nesta pequena poeira cósmica onde habitamos? Você já ouviu aquela conversa de que “a casa do meu pai tem muitas moradas”? Pois é. Não estamos sós no universo e tudo e todos que nele existem, existem com um propósito específico. Mantenha sua mente aberta e não acredite em tudo que ouve ou lê. Use sua consciência crítica, utilize todas as informações que tiver e tire suas próprias conclusões. Em suma. Seja você mesmo. Assuma a responsabilidade sobre os seus erros e acertos sem medo de arcar com as consequências. Qualquer coisa é melhor do que ser um papagaio repetindo o que outros disseram, obedecendo a tudo que mandam você fazer, acreditando, por acreditar, no que os outros acreditam. Você é um ser único, singular, e não parte de uma multidão emburrecida pela falta de Consciência Crítica. Você não é “todo mundo”, então, não faça o que “todo mundo faz”. Você é você. Aja então como você mesmo.

NE: Publicada no livro Soltando as Amarras (2015)

Nenhum comentário: