quarta-feira, 14 de abril de 2021

Lockdown e a lógica elementar

1-Feira tem uma epidemia de mortos por acidente de motocicleta, que lota 2/3 da Emergência, do HGCA. O vetor dos acidentes é a moto. Caso fosse proibida a circulação total de motos, em Feira, o que aconteceria com a epidemia?

2- Feira tem uma epidemia de mortos e vítimas da Dengue. O vetor da doença é um mosquito. Caso conseguíssemos matar todos os mosquitos da dengue, o que aconteceria com a epidemia?

3- Feira tem uma pandemia de Covid-19. O vetor da doença é o homem. Caso conseguíssemos colocar os 700.000 mil feirenses, isolados, em uma cápsula, por 15 dias , o que aconteceria com a pandemia?

4- O número de acidentes de moto cai no fim de semana porque tem menos gente circulando; o número de casos de dengue cai em um bairro toda vez que a PMFS vai lá, passa o fumacê, e reduz os mosquitos. Lockdown segue o mesmo princípio lógico. Quanto menos contato humano, menos vetor de transmissão. Evidente que ainda há acidentes de moto no fim de semana porque ainda tem moto circulando; tem caso de dengue porque nem todos os mosquitos foram mortos; tem casos de Covid-19 porque o isolamento total é muito difícil, porque há atividades que não podem parar e a circulação não zera. Há contágio em casa, não porque se ficou em casa, mas porque alguém não ficou em casa, e levou o vírus.

5- Então, em nome do bom senso, da lógica, não diga que lockdown não funciona. Cidades e países que fizeram bem feito mostram o contrário. Onde não funcionar é porque foi pouco.

6- Agora, se você quer discutir que o lockdown tem um impacto econômico que você acha excessivo; que exige apoio governamental; que deve ter prazos, locais, e intensidades bem definidos e não esse lockdown à brasileira que nem é, nem deixa de ser; que ele precisa ser acoplado a outras medidas; que lockdown mal feito, e mal comandado, pode trazer agravos a economia, saúde física e mental, tudo bem. É um justo, muito justo, debate a ser feito.

7- Então, debata o tema nos aspectos corretos, sem sofismas, sem querer dobrar a realidade aos seus desejos circunstanciais, e sem agredir a lógica mais elementar dessa ferramenta de luta contra a pandemia.

Nenhum comentário: