sexta-feira, 19 de outubro de 2012

A cura pelas mãos. Imposição, Passe, Johrei e Reiki.



A Imposição de mãos é uma prática encontrada em todo o mundo sob as mais diversas conotações, mas sempre com a intenção de transmitir algo para aquele que a recebe, essencialmente uma cura ou uma benção. Na maioria das vezes tem ligação com atos religiosos. Constitui-se prática extremamente antiga (pré-histórica) e ainda comum nos dias de hoje. É referido no Novo Testamento da Bíblia pelo qual os apóstolos de Jesus Cristo e São Paulo (Livro Atos dos Apóstolos 19,1-8) ministravam curas e ordenavam (conferiam o Sacramento da Ordem) os fiéis como novos missionários, diáconos, presbíteros, e bispos.

 Na Igreja Católica, desde as primeiras comunidades até hoje - e especialmente regulamentado no Concílio de Trento - permanece sendo utilizado nas ordenações. É muito utilizada pela igreja evangélica nas suas orações de intercessão, assim como no movimento de Renovação Carismática da Igreja Católica. É a base da terapia Reiki, que consiste em canalizar a energia vital pela imposição das mãos para a cura física dos que a recebem (em Feira de Santana veja em http://terapeutaneysilva.blogspot.com.br ), desenvolvida em 1922 pelo Dr. Mikao Usui, e introduzida nos Estados Unidos da América por volta de 1940 pela Sra. Hawayo Takata, uma estadunidense de origem japonesa. Nesse caso, não há conotação religiosa.

 Também é utilizada pela Igreja Messiânica Mundial, movimento religioso fundado em 1935 no Japão por Meishu-Sama, cujo conceito central é o Johrei (luz divina), um método que pode canalizar a luz divina no corpo de outra pessoa, com intuito de curá-la de seus males físicos e espirituais.
 No Espiritismo, doutrina codificada por Allan Kardec em 1857, a imposição de mãos é administrada através do Passe espírita, onde um indivíduo, que recebe o nome de passista, canaliza sobre outra pessoa “fluidos” ou “energias” benéficos, oriundos do próprio passista, de bons espíritos, ou ainda de ambas as fontes somadas, tendo sido especialmente documentado pelo médium e estudioso Jacob Melo.
No Mormonismo, ou (Mormons), doutrina fundamentada com o nome de A igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos dias pelo primeiro profeta que a restaurou, Joseph Smith, utilizam a imposição de mãos para curar, ordenar a cargos na igreja, conferir o Espírito Santo, Conferir os sacerdócios em seus respectivos ofícios, Conferir bençãos específicas e a Benção Patriarcal. No “ritual” de cura é utilizado um óleo chamado de Óleo Consagrado. A imposição de mãos sempre, ou deveria assim ser, é feita após um jejum de 24 horas, ou, duas refeições, o que em sua crença enfraquece o homem natural (carne) e fortalece o homem espiritual.

O Passe Espírita
O “Passe” dos espíritas consiste, principalmente, no dom que possuem certas pessoas, dotadas de mediunidade, de curar pelo simples toque, pelo olhar, ou até mesmo por um gesto, sem o uso de qualquer medicação. O decodificador do Espiritismo, Allan Kardec, o questionava, pois entendia que o fenômeno não passava de magnetismo, mas sua perspicácia de cientista demonstrava que alguma coisa a mais existia.
Concluiu então que geralmente todos os magnetizadores são aptos a curar. Examinando mais profundamente, descobriu que, diferente do magnetizador, é o médium curador, uma vez que esta faculdade é espontânea, e que alguns a possuem sem terem tido, jamais, conhecimento do magnetismo. Podemos considerar, entretanto, as pessoas dotadas de força magnética como uma variedade de médiuns.

Reiki
Reiki é uma técnica de cura através da infusão de energias vitais pela imposição das mãos, desenvolvida em 1922 pelo japonês Mikao Usui que é baseada na canalização da energia universal “Rei” através da imposição de mãos com o objetivo de restabelecer o equilíbrio energético vital de quem a recebe e, assim, restaurar o estado de equilíbrio natural (seja ele emocional, físico ou espiritual); podendo eliminar doenças e promover saúde. Trata-se de uma técnica energética, não tendo relação com nenhum sistema religioso.
A sua prática assemelha-se com as práticas budistas de canalizar a energia universal pela imposição das mãos (Kiko - versão japonesa do QiQong), redescoberta no Japão no início do século XX pelo Dr. Mikao Usui, e introduzida nos Estados Unidos da América por volta de 1940 pela Sra. Hawayo Takata, uma americana de origem japonesa.

Johrei
Johrei é uma oração ou terapia feita através da imposição de mãos, vista pelos seus adeptos como a comunicação da luz divina para o aprimoramento e elevação espiritual e material do ser humano, visando a eliminação de suas máculas (pecados), que estão em seu espírito, advindas de maus pensamentos, más palavras e más ações, que através dessa purificação permitida pela Johrei, seriam eliminadas e, consequentemente, se obteria progressivamente mais saúde, prosperidade e paz.
Essa comunicação se dá através da imposição das mãos, pelos membros da Igreja Messiânica Mundial. Essa terapia espiritual foi idealizada e concretizada por Meishu-Sama, fundador da Igreja Messiânica Mundial. Esta palavra de origem japonesa, é composta dos ideogramas: “Joh” (purificar) e  “Rei” (espírito). Em síntese, significa “Purificação do espírito” ou “Batismo pelo Fogo”. Em essência consiste no ato de purificar o espírito do homem pela energia espiritual do fogo. predominante na luz do “Supremo Deus”.
Qualquer pessoa pode ser capacitada a ministrar Johrei, sendo preciso, para tanto, que se identifique com os ensinamentos e conhecimentos passados pelo movimento religioso através de um curso, e que posteriormente seja outorgada com o Ohikari, tornando-se, assim, membro desta instituição religiosa.
Além da Igreja Messiânica Mundial, o Johrei é uma prática freqüente também entre movimentos dissidentes surgidos na própria Igreja, tais como o Movimento Messiânico Universal e o Templo Luz do Oriente. A Sukyo Mahikari, mais antigo dos movimentos dissidentes da Igreja Messiânica, também tem o Johrei dentro de suas práticas, embora ao contrário dos anteriormente citados, não tenha Meishu-Sama como figura central. Nesta, embora a técnica seja incrivelmente semelhante, o nome que a designa é “Okyome”.

Nenhum comentário: