segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Alex Ferraz

CÁGADOS
Para quem não notou ainda, a tal da Revitalização do Comércio segue, se é que segue, a passo de cágado. Quem transita pelo local, aliás, tem a péssima impressão de que essa pretensão jamais sairá do papel, tal o abandono geral da área, em todos os sentidos. É isso aí...
Só o poder da multa para civilizar
Quem quer que dirija, ou mesmo ande por Salvador, sabe que motoristas e motociclistas quase nunca obedecem ao sinal vermelho.
E na situação de total falta de autoridade em que se encontra a nossa capital, atualmente, o problema ficou ainda mais grave. Presenciei, ontem, invasão escandalosa de sinal na Rua Carlos Gomes, e na Avenida Joana Angélica, e em ambas circunstâncias os imbecis por pouco não atropelaram diversas pessoas, para, claro, fugirem covardemente depois.
Bem, este início meio raivoso do comentário e para demonstrar a minha indignação, com a qual concorda boa parte da população mentalmente saudável desta cidade, e, paralelamente, rogar ao futuro prefeito que coloque câmeras de vigilância em TODAS as sinaleiras da cidade, cobrando multa cara, muito cara, aos que invadirem sinal vermelho, respeitando, é claro, aqueles horários em que obedecer ao sinal fechado pode significar um assalto.
Não há outra solução. Campanhas bem intencionadas de Semana do Trânsito e outras jamais atingem o cérebro de certa parte dos motoristas de Salvador, até porque duvido que eles tenham um cérebro.
Então, nesses casos, a solução é pesar no bolso. Aliás, pesar no bolso é solução em outros lugares, como em Brasília, onde basta o pedestre pôr os pés na faixa para que todos parem, pois, do contrário, pagam altas multas. Enfim, para os trogloditas, os abestalhados que ainda se vangloriam de invadir sinais e outras infrações, só resta o poder da multa. Ou da Polícia!

Um caso
identificado

A propósito, na Avenida Joana Angélica, ontem, por volta das 10h40, tive a infelicidade de ser seguido por um idiota a bordo de um Troller, de placa NZI-4872, que tentava ultrapassar (imagine, ultrapassar na Avenida Joana Angélica!) e, ao chegar à sinaleira em frente ao Tororó, invadiu solenemente o sinal vermelho, repetindo a dose na sinaleira em frente ao Center Lapa. Para gente desse tipo, só multa e/ou Polícia!

Uma terra
arrasada

Uma vergonha. É o mínimo que se pode dizer da situação em que se encontra a Rua Waldemar Falcão, em Brotas. Crateras por toda parte, obrigando os motoristas a fazerem verdadeiras acrobacias.
E por falar em terra arrasada, a prefeitura deveria observar também o caos do Caminho de Areia e toda a área de Brotas. Aguentaremos até janeiro?

Eis por que
querem censura (I)

Apenas um site dedicado a reclamações de consumidores, no Brasil, recebe nada menos que 10 mil mensagens por dia. Do início do ano até agora, foram três milhões de queixas.
A verdade é que queixar-se de agressões ao consumidor, pelas redes sociais, tem sido a maneira mais eficaz de receber rápida resposta das empresas responsáveis pelo engodo. Com todo respeito pela instituição, nem o Procon tem efeitos tão imediatos.

Eis por que
querem censura (II)

Aliás, as redes sociais têm sido a válvula de escape para os cidadãos que querem exercer seu poder de opinião.
No campo político, por exemplo, as mensagens surtem grande efeito, posto que se multiplicam de forma geométrica, e gratuita.
Não é à toa que tem uma turma aí louca para censurar a internet.

Falta de
prevenção

A Coelba informou que, nos recentes dias de muito vento e chuva em Salvador, houve um crescimento de 100% nas queixas de problemas, principalmente falta de energia.
De outra parte, inúmeras sinaleiras de Salvador ficaram apagadas devido à mesma situação. Cabe perguntar: se todos sabem que pode chover forte, e com ventos, na cidade, por que não há redes elétricas e sinaleiras resistentes a tais intempéries? Será que, em pleno século XXI, a tecnologia não evoluiu o suficiente para prevenir tais danos? Huum...

1 CARNAVAL – Terminam hoje as inscrições para artistas, bandas e projetos especiais, que desejam participar do Carnaval 2013. Os interessados devem comparecer pessoalmente na sede temporária do Conselho Municipal do Carnaval (ComCar), na Federação de Entidades Carnavalescas, Rua Chile, 1, Edifício Martins Catharino, Sala 1303, Centro, das 14 às 17 horas.

2 IDOSO - No dia Nacional e Internacional do Idoso, hoje, a Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, através do Conselho Estadual do Idoso, realiza a entrega do Prêmio José Ramos de Queiroz. A solenidade acontece no Auditório do Ministério Público, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), às 8 horas.

2 VAGAS - A Secretaria Municipal do Trabalho, Assistência Social e Direitos do Cidadão tem 140 vagas para cursos gratuitos em Salvador. Delas, 40 são voltadas para portadores de deficiência auditiva, com aulas ministradas pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). As inscrições começam hoje, às 8 horas, na Casa do Trabalhador de Santa Mônica, na Rua Aristides de Oliveira, s/n, Conjunto Bahia, Santa Mônica.

4 NEGROS – De 8 a 12 de novembro, acontece em Salvador o I Encontro das Culturas Negras. O evento pretende dar início à “Década Afro Descendente”, tornando-se um grande encontro anual das culturas negras existentes no Brasil, nas Américas e no mundo, reunindo criadores, artistas, intelectuais, profissionais da cultura, gestores culturais, pesquisadores, parlamentares, lideranças e representações do movimento cultural negro.

Nenhum comentário: