sexta-feira, 12 de outubro de 2012




Agradecimento
Passadas as eleições eu quero agradecer aos candidatos que durante a campanha azucrinaram meus ouvidos com o barulho infernal dos carros de propaganda, jogaram centenas de “santinhos” no meu jardim, emporcalharam a cidade com colagem de cartazes, sujaram as ruas jogando panfletos pelo chão, colocaram cavaletes que me tiraram a visão do trânsito enquanto estive ao volante, e entupiram meus ouvidos com falsas denúncias, mentiras e promessas mirabolantes que nunca iriam cumprir. Agradeço porque facilitaram muito a minha escolha sobre em quem votar.

Sub Judice
O resultado do primeiro turno das eleições poderá ser alterado em pelo menos 122 cidades após o julgamento dos recursos de candidatos pendentes, segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Ficaram pendentes após o 1º turno da eleição um total 6.916 pedidos de reconsideração, sendo 2.243 deles de candidatos a prefeito e a vereador barrados pela Lei da Ficha Limpa. Na Bahia as eleições podem sofrer alterações em Amélia Rodrigues, Cruz das Almas, Muquém de São Francisco, Pojuca e Salinas da Margarida

No barulho
Após anunciar que a Bahia faria parte do horário de verão pelo segundo ano consecutivo, o governador Jaques Wagner mudou de posicionamento e anunciou a não adesão ao horário de verão no estado da Bahia. Segundo ele, a decisão foi revertida após os resultados de uma pesquisa de opinião encomendada por ele, na qual a rejeição ao horário de verão no estado chegou a 76% dos entrevistados. “Eu sou governador, não sou o dono da Bahia” reconheceu o governador, demonstrando uma humildade incomum em políticos, principalmente petistas. O que um segundo turno não faz...

Urubu e carniça

“Sr. Genoíno, se nós somos urubus, nada mais estamos fazendo do que sobrevoar carniças”. Do jornalista Alex Ferraz em relação ao petista José Genoíno, um dos mentores do “mensalão”, que chamou os jornalistas de “urubus”.

Golpistas
O ministro Ayres Britto, presidente do Supremo Tribunal Federal, votou por condenar por corrupção ativa os réus do “mensalão”, ex-ministro José Dirceu,  ex-presidente do PT, José Genoino, e o ex-tesoureiro do partido, Delúbio Soares. Ele afirmou que o projeto de poder do PT era “golpe”. “O objetivo do esquema era um projeto de poder quadrienalmente quadruplicado. Projeto de poder de continuísmo seco, raso. Golpe, portanto”, afirmou Ayres Britto após condenar oito réus.

Político faz mal
Político é tão danoso que faz mal até indiretamente. Morreu na quarta-feira passada (10) uma idosa que escorregou em panfletos de propaganda eleitoral em frente a uma escola estadual, em Bauru, interior de São Paulo, no domingo (7) de eleições municipais. De acordo com o Hospital Estadual Bauru, onde ela estava internada desde a data do acidente, as lesões - fraturas no quadril e fêmur - agravaram seu estado de saúde, já debilitado, e a levaram ao óbito.

Selecinha
Mano Menezes, que realmente acredita que é técnico de futebol, se irritou porque os torcedores não gostaram do jogo em que a sua “Selecinha” de futebol venceu a China por 8 X 0. “Queriam mais o que”, questionou ele. Ontem a Selecinha voltou a campo e derrotou a poderosa equipe do Irã por 6 X 0. Eu não gostei e acho que ninguém que entende um pouco de futebol tampouco gostou. Alguém, por favor, avise a ele, que se o jogo fosse contra a Espanha, Holanda, Alemanha, Inglaterra, e não vou falar nem dos sulamericanos, uma vitória simples, por 1 X 0 bastaria, desde que o time demonstrasse capacidade técnica e garra, contra poderosos adversários. Contra China, Irã, e companhia, 10 X 0 é só a obrigação de um time que quer ganhar uma Copa do Mundo.

Festa à Aparecida
Hoje a fazenda São Sebastião está em festa. Sebastião e Cinira Soares recebem familiares e amigos para a festa de Nossa Senhora Aparecida, realizada todos os anos na capela erguida pelo casal na sede da fazenda, no povoado Mercês, no vizinho município de São Gonçalo dos campos, para homenagear a santa padroeira do Brasil. Haverá missa em Ação de Graças às 10 horas. “Vamos juntos, agradecer as graças que recebemos este ano, com missa em louvor a nossa Senhora Aparecida”, diz o convite.

A menoridade humana
Immanuel Kant (1724-1804) foi um filósofo prussiano, considerado como o último grande filósofo dos princípios da era moderna, Kant define a palavra esclarecimento como a saída do homem de sua menoridade. Segundo ele, o homem é responsável por sua saída da menoridade, que é a incapacidade do homem de fazer uso do seu próprio entendimento. A permanência do homem na menoridade se deve ao fato de ele não ousar pensar. A covardia e a preguiça são as causas que levam os homens a permanecerem na menoridade. Outro motivo é o comodismo. É cômodo que existam pessoas e objetos que pensem e façam tudo e tomem decisões em nosso lugar. Os homens quando permanecem na menoridade, são incapazes de fazer uso das próprias pernas, são incapazes de tomar suas próprias decisões e fazer suas próprias escolhas. Em seu texto “O que é o Iluminismo”?, Kant sintetiza seu otimismo em relação à possibilidade de o homem seguir por sua própria razão, sem se deixar enganar pelas crenças, tradições e opiniões alheias. Nele, descreve o processo de ilustração como sendo “a saída do homem de sua menoridade”, ou seja, um momento em que o ser humano, como uma criança que cresce e amadurece, se torna consciente da força e inteligência para fundamentar, sob o conhecimento à priori, a sua própria maneira de agir, sem a doutrina ou tutela de outrem. Kant afirma que é difícil para o homem sozinho livrar-se dessa menoridade, pois ela se apossou dele como uma segunda natureza. Aquele que tentar sozinho terá inúmeros impedimentos, pois seus tutores sempre tentarão impedir que ele experimente tal liberdade. Para Kant, são poucos aqueles que conseguem pelo exercício do próprio espírito libertar-se da menoridade.

Frase
“... repare, a multidão precisa de alguém mais alto a lhe guiar”. (Dominguinhos em “Quem me levará sou eu”)

Parachoque de caminhão
“Quem gosta de beijo de mulher velha é mão de padre” (coletado pela professora Lélia Vitor)

Philosopher
“As coisas não são como são. São como nós as vemos e as entendemos”. (Immanuel Kant)

*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*_*

Por hoje é só que agora eu vou ali observar se as pessoas estão aprendendo a pensar por si mesmas

Nenhum comentário: