quinta-feira, 25 de outubro de 2012

Alex Ferraz

E A VOLTA?
o Impôstometro da Associação Comercial de São Paulo assinala que o brasileiro já pagou mais de R$ 1,2 trilhão em impostos este ano. A pergunta que jamais cala: além de estádios e mensalões, para onde vai este dinheiro, já que não temos saúde, educação nem segurança públicas dignas?
Frase: "A segurança só para alguns é, de fato, a insegurança para todos."
(Nelson Mandela)


Segurança pública e alienação
Pode-se afirmar sem medo de errar que 90% do noticiário, atualmente, na TV, é sobre crimes.Todas as notícias retratam de forma escandalosa a total insegurança pública neste país. Junto com essas matérias, invariavelmente vêm entrevistas com especialistas (sic) indicando mil e um métodos de prevenção: câmeras, grades, alarmes, cerca elétrica, comportamentos passivos como não usar jóias, sair com pouco dinheiro, recolher-se à residência em tal horário e blá-blá-blá.
Todavia, NUNCA se vê uma ampla, séria e insistente abordagem sobre as CAUSAS da violência e os métodos para que ela seja combatida de verdade. Até parece que a TV se tornou uma grande vitrine para a venda de equipamentos de segurança, seguros e intimidação cada vez maior do cidadão comum. Os que comandam as polícias, quando aparecem, também falam somente daquilo que não devemos fazer: não saia tal hora, na leve objetos de valor, não fale com estranhos, não pare em locais ermos, e mais blá-blá-blá. Nenhum deles diz: vá, que nós garantimos sua segurança.
A própria Polícia, aliás, vem sendo cercada e coagida pela bandidagem.
Então, este é o quadro: quase 200 milhões de cidadãos acuados pelo crime, um grupo de empresas faturando cada vez mais à custa da insegurança generalizada e turistas atraídos para a imensa armadilha em que se transformou o Brasil.
A seguir neste caminho, certamente nada vai melhorar. Pelo contrário, os que podem pagar caro pela segurança privada seguirão cada vez mais reclusos em seus oásis (sic) gradeados, filmados e alarmados, e a maioria da população estará cada vez mais exposta ao crime dentro de ônibus ou a dobrar a primeira esquina rumo à casa ou ao trabalho. E lá se vão dez anos de governo da mudança, no Brasil, sem que nada mude neste aspecto.

Ainda sobre
insegurança (I)

Vejamos o que diz Gelio Fregapani, em artigo na Tribuna da Internet: "A criminalidade aumenta exponencialmente. A insegurança aumenta dia a dia. Há mais mortes violentas no Brasil do que em muitas das zonas de guerra ( 50 mil em um ano no Brasil e apenas 30 mil na Síria, desde o começo da rebelião). A polícia está cada vez mais se encolhendo, acuada por toda sorte de 'entidades sociais'. ONGs estrangeiras procuram acovardar a população aconselhando-a a não resistir e se dificulta a posse de armas às pessoas que pensariam em enfrentar os criminosos. Tudo errado!"

Ainda sobre
insegurança (II)

E conclui: "Uma das causas da expansão da criminalidade é a Justiça frouxa, inibida por leis que protegem demasiadamente os malfeitores, mas a principal causa é o acovardamento da população; a insistência em que resistir não dá certo e no desarmamento das pessoas de bem. A certeza da 'não resistência' encoraja até ao bandido mais prudente."

Eles querem
mais (I)

Empresários do setor de automóveis seguem pressionando o governo para que seja prorrogado, novamente, o prazo para a isenção do IPI, que acaba no próximo dia 30.
Na verdade, só quem ganha com essa isenção, pelo visto, são as montadoras, já que a redução resulta em uma merreca de desconto para o consumidor, que, iludido, corre descontrolado para comprar carro novo, achando que leva vantagem. Hum...

Eles querem
mais (II)

E tem mais: um dos argumentos do governo para isentar as montadoras do IPI é o de conservar empregos no setor.
No entanto, no início deste mês, e após sucessivas prorrogações dessa isenção, dados do próprio governo indicam que o desemprego tem sido crescente em montadoras e indústria de autopeças. E aí, Dilma?

Beatles estão
de volta

No próximo dia 13, a gravadora EMI lançará a discografia remasterizada dos Beatles, editada em vinil.
Um dos destaques será as reproduções fac-símiles dos discos originais da banda, como o histórico pôster do grupo em “The White Album” e os recortes de “Sgt. Peper’s Lonely Hearts Club Band”.
Os 12LPs dos Beatles estarão disponíveis individualmente e também em uma caixa que os reúne em edição limitada. Completará o kit um livro de 252 páginas, escrito pelo produtor de rádio Kevin Howlett e trazendo imagens inéditas.
BAÍA - A terceira edição da Semana Baía de Todos os Santos, promovida pelo Gabinete Português de Leitura, terá início amanhã, às 10h, com a abertura da exposição "Naufrágios na Baía de Todos os Santos". Com programação aberta ao público, a novidade deste ano fica por conta da leitura pública de livros sobre a BTS, que reunirá autores e leitores, na Biblioteca do Gabinete, entre os dias 29 a 31, das 17h às 18h.

ENGENHEIROS - Neste mês, a Faculdade AREA1, do Grupo DeVry Brasil, traz para Salvador especialistas nacionais e internacionais para debater as atuações e perspectivas do engenheiro no mercado de trabalho. Representantes da Google e do CBME (Centro Brasileiro de Energia e Mudanças Climáticas), como Carlos Araújo e Osvaldo Soliano, ministrarão palestras cujos temas. O evento acontece no Hotel Pestana, no próximo dia 29, das 14h às 20h.
ATIVIDADE - Acontece amanhã e depois o Seminário Sesc de Atividade Física, no Sesc Aquidabã, das 8h às 18h. O evento visa expor os benefícios do exercício físico abrindo espaço para discussão e aprendizado que concilie teoria e prática. Voltado para profissionais e estudantes de Educação Física, da área de Saúde e interessados em geral, o seminário tem inscrições gratuitas, que podem ser feitas na própria unidade do Aquidabã, com vagas limitadas.
MERCADO - Cerca de 130 alunos e 30 professores de 13 escolas municipais vão participar, hoje e amanhã, das 9h às 17 horas, de uma exposição de artes plásticas na estação ferroviária da Calçada. As crianças vão produzir obras utilizando técnicas de desenho, pintura em tela e mosaico com o tema “Coisas do Mercado Modelo”.

Nenhum comentário: