quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Alex Ferraz

BARRADAS
Assim estão todas as pessoas que se dirigem ao Plano Inclinado Gonçalves. Esta importante ligação entre cidades Alta e Baixa está interditada há cerca de dois anos. Dizem as más línguas que seria por falta de pagamento à operadora, que é terceirizada. Será?

Frase: Parece que querem mesmo liquidar a lavoura cacaueira na Bahia

Mais um golpe na lavoura cacaueira
A notícia vem do competente e irrefutável Bahia Negócios, jornal dirigido por Geraldo Vilalva: “Não só a vassoura-de-bruxa deu um tiro de misericórdia no que restou da produção de cacau no Sul baiano. O mais novo terror vem da parte do governo federal, exatamente do Instituto Nacional de Reforma Agrária (INCRA), que desapropriou, por enquanto, 119 fazendas na região. Isto representa 11% do que era ocupado pela cultura dos chamados ‘frutos de ouro’ em décadas passadas. No local das propriedades, foram colocados 119 assentamentos com 3.608 famílias e o pagamento das terras pelo governo é feito com os títulos da dívida agrária, os conhecidos TDA, enquanto as benfeitorias são quitadas em dinheiro. Centenas de cacauicultores continuam pendurados e ameaçados de execução por causa de dívidas junto aos banco do Brasil e do Nordeste”.
Este é a notícia. Comentar o quê? Na região amazônica, o INCRA não consegue (sic) fazer nada, deixando imensidões de terras à mercê da colonização estrangeira, que quer fazer das reservas indígenas “estados independentes”, ou seja, internacionalizados e abertos, claro, à invasão estrangeira final.
Enquanto isso, o instituto age com a presteza já descrita para acabar de liquidar com uma das maiores produções agrícolas da Bahia e que, durante décadas a fio, foi o sustentáculo da nossa economia. Pelo visto, perdemos toda a força.

Advogados
em excesso (I)

Existem em todo mundo cerca de dois milhões de advogados. E nada menos que 800 mil deles – quase a metade – estão no Brasil.
A revelação foi feita ontem, em entrevista à rádio CBN Salvador (100,7), por um dos candidatos à eleição para a presidência da OAB-BA, Maurício Góes e Góes.

Advogados
em excesso (II)

Burocracia demais e criminalidade cada vez mais alta podem ser dois fatores para tamanha inflação de advogados.
Paralelamente, mesmo diante desta multidão de advogados, o sistema judiciário, notadamente o baiano, não consegue dar um passo à frente para agilizar o tempo quelônico dos processos no País. É o caos. Mas que interessa a muitos, podem crer...

Uma declaração
assustadora

Veja a declaração a seguinte, do secretário de Segurança do Rio de Janeiro, José Maria Beltrame, sobre a ocupação de morros e favelas outras da capital fluminense:
“Tráfico de drogas existe em qualquer lugar do mundo. O importante é a polícia estar no local e poder dar uma resposta a esses problemas e garantir a paz das pessoas”. Ou seja, ele disse que as ocupações não têm o objetivo de acabar com o tráfico, mas sim de pacificar a situação. Vixe!

Imaginem o
resto do País!

A cidade de Luziânia praticamente não tem acesso a sinal de celular, pega TV muito mal e tem boa parte de suas ruas sem asfalto. Ah, sim: fica a pouco mais de uma hora de Brasília, que vem a ser a capital do Brasil. Êita!

Monumento
ao descaso

Depois de um desabamento ocorrido há cerca de um ano, o Mercado de Itapuã, tradicional ponto turístico e de reunião de boêmios baianos no bairro do mesmo nome, continua com parte da marquise escorada por paus e arame, numa clara ameaça à integridade física de quem costuma ir ao local.
É mais um retrato da situação de abandono absoluto a que chegou a capital baiana, enquanto as secretarias municipais apenas silenciam, de forma cúmplice. Um horror!

HOMOFOBIA - Será lançado no próximo dia 19, na sede da OAB-Bahia, o livro “Assassinatos de Homossexuais e Travestis: Retratos da violência homo(trans)fóbica”, de autoria do advogado e professor Enézio de Deus. A obra analisa a tríade - Estado, sociedade e famílias - em face dos assassinatos que vitimam lésbicas, gays, bissexuais, travestis, transexuais e outros transgêneros (LGBTTT) - no Brasil, e faz um levantamento dos crimes ocorridos entre os anos de 2001 e 2010 em um município brasileiro.

OFICINA
A partir de hoje, os consumidores poderão se inscrever para mais uma edição da Oficina Temática: “Como Prevenir o Superendividamento?”, promovida pelo Procon-BA, órgão da Secretaria da Justiça, Cidadania e Direitos Humanos. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas, através do e-mail “[email protected]” ou no Procon Central – Rua Carlos Gomes, nº 746.

UESB - A Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb) completou 31 anos em 2012 e continua formando profissionais para atuar em diversas áreas. No último sábado (13) a segunda turma de Agronomia, com 29 estudantes, se reuniu no auditório Glauber Rocha, na instituição em Vitória da Conquista, para participar do ato solene de conclusão de curso.

CONCERTO - A Orquestra Sinfônica da Bahia apresenta o sétimo concerto do ano pela Série Jorge Amado, trazendo como regente convidado o maestro Luiz Fernando Malheiro. O concerto será neste dia 18, na Sala Principal do Teatro Castro Alves, às 20 horas

Nenhum comentário: