sábado, 13 de outubro de 2012

“Canto para fazer o mundo melhor”

A frase é da cantora Gal Costa que gravou DVD do show “Recanto”, que traz músicas de Caetano Veloso feitas especialmente para ela, além de seus grandes sucessos. Animada com o show, ela diz em entrevista a ÉPOCA: “É incrivelmente bonito e eu amo fazê-lo”.

Na segunda e terça-feiras passadas (8 e 9), Gal Costa gravou o DVD de seu 30º álbum, Recanto, no Theatro Net Rio. O local, escolhido pela própria Gal, é histórico para quem segue a carreira da cantora, ou para quem acompanha a música popular brasileira. Foi nesse teatro, antes chamado de Tereza Rachel, que Gal gravou, em outubro de 1971, em uma festejada turnê, o disco Fatal – Gal a todo vapor. Com direção de Wally Salomão, o show e o disco se tornaram o símbolo de uma geração que buscava sobreviver e encontrar respostas para o clima instalado no país após o AI-5, Ato Institucional decreto do governo militar brasileiro, publicado três anos antes e que impunha censura prévia a peças de teatro e músicas e à imprensa.

Em meio a canções como “Vapor barato”, “Como 2 e 2”, “Hotel das estrelas”, “Dê um rolê” e “Sua estupidez”, Gal e o público se encontravam com sentimentos intensos, viviam a marginalidade e discutiam o existencialismo. Fatal aparece facilmente em qualquer lista de discos essenciais da música popular brasileira.

Sábia decisão de Gal em voltar ao local mais de 40 anos depois. Justamente para registrar o show derivado do álbum Recanto, lançado no final de 2011. Com 11 canções compostas por Caetano Veloso, o disco tirou Gal de um hiato de seis anos sem gravar inéditas. Nele, Gal, amparada por Caetano e Moreno Veloso, seu afilhado, experimentou a música eletrônica, flertou com o funk, reaproximou-se do rock. Letras como “Segunda”, “Cara do mundo” e “Recanto escuro” igualmente convidam a grandes reflexões.

Tudo isso está representado também no show Recanto, que tem direção de Caetano. Além das canções do novo álbum, Gal ainda revê grandes sucessos de sua carreira, como “Baby”, “Divino Maravilhoso”, “Folhetim”, “Deus é o amor” e “Valor barato”. “O show é incrivelmente bonito e eu amo fazê-lo”, diz Gal, em entrevista a ÉPOCA. No palco, ela é acompanhada por Domenico Lancellotti (bateria e MPC), Pedro Baby (guitarra e violão) e Bruno Di Lullo (baixo).
Recanto estreou no Rio de Janeiro em março deste ano e já passou por diversas cidades brasileiras, entre elas, São Paulo, Porto Alegre, Curitiba, Belo Horizonte e Maceió. Gal também o levou para Buenos Aires, na Argentina. O show ganhou recentemente o Prêmio Multishow como o melhor do ano. Ainda não há data prevista para o lançamento do DVD.

Fonte: Época - Confira entrevista

Nenhum comentário: