domingo, 28 de outubro de 2012

Alex Ferraz


TURISMO
Anuncia-se um investimento de R$ 4 milhões para atrair turistas à Bahia, mais especificamente Salvador. Tudo bem. Mas não seria interessante ter investido algumas dezenas de milhões para tornar a cidade habitável, e, mais que isso, “visitável”?

Bancos criam brechas para cobrar
A propalada queda dos juros e as restrições (sic) impostas pelo governo à cobrança de tarifas bancárias não afetaram nem um pouco a exorbitante lucratividade dos bancos. Simples: essas instituições estão criando novas tarifas e abrindo brechas nas normas para cobrar por serviços não contratados pelos clientes.
Um indício desta situação é o fato de, neste ano, as reclamações contra bancos, referindo-se apenas a custos que não foram contratados, já somarem o equivalente às queixas dos dois anos anteriores juntos. Esta informação vem de dados da Secretaria de Defesa do Consumidor do Ministério da Justiça.
De acordo com a mesma fonte, os principais problemas ocorrem nos chamados serviços diferenciados, que se transformaram em sórdidos estratagemas para ludibriar os clientes, e incluem desde aluguel de cofres ao envio de mensagens automáticas e administração de fundos de investimentos.
São serviços classificados, no mais das vezes, com nomes diferentes, o que torna difícil o controle por parte dos clientes.
Enfim, quem imagina que banco vai abrir mão de lucro, por menor que seja o percentual perdido, também acredita em Saci Pererê e coelho da Páscoa.
O pior é que essas instituições, além de extorquirem seus clientes, não oferecem a mínima segurança para aqueles que são a sua razão de ser. Vide a enorme quantidade de saidinhas bancárias e os caixas eletrônicos jogados em lugares ermos, sem qualquer controle de segurança. E será daí para pior...

A propósito
do apagão (I)

Teria sido um raio? Um trovão? Um pássaro? Um avião? Nunca se sabe, pode ter sido até o tal do incêndio, mas o certo, irrefutável, é que aconteceu o terceiro apagão nacional em 60 dias.
Alguma coisa está errada no setor, não há dúvida.
A propósito
do apagão (II)

Mesmo que em cada caso haja uma razão diferente, a realidade é que nosso sistema de transmissão de energia (que, segundo a Operadora Nacional do Sistema - ONS), data do início da década de 1960) está problemático.
Seria de esperar que num país onde não há terremotos, tufões, furacões nem tsunamis, as coisas funcionassem com um pouco mais de regularidade.
Frase:
O que é assaltar um banco, diante de fundar um banco?
Bertolt Brecht)


O aumento dos
vereadores (I)

Situação e oposição, na Câmara Municipal de Salvador, tentaram ontem justificar o aumento escandaloso dos próprios salários, na calada da noite e no apagar das luzes (olha o apagão aê, gente!) da atual legislatura, alegando que não é ilegal, posto que previsto na Constituição.
Concordo, não é ilegal. É apenas IMORAL!

O aumento dos
vereadores (II)

Depois deste aumento acintoso, as despesas com vereadores, em Salvador, vão a R$ 36 milhões.
E para quê? Qual desses edis manifestou-se para tentar corrigir a situação escabrosa em que se encontra a capital baiana?
A cidade da qual eles deveriam cuidar, e que os elege, está à míngua, falida, sem lei. Alguém merece aumento por isso? Deveria haver era demissão...

A queda da
Petrobras

A Petrobras não é mais aquela. Acaba de perder o posto de maior empresa de petróleo da América do Sul para a colombiana Ecopetrol.
Espera-se que esta conta não venha a ser cobrada dos consumidores, depois do segundo turno das eleições, com aumentos no preço da gasolina. Mas é o que parece estar sendo armado.
1 IPTU - A Secretaria Municipal da Fazenda alerta os contribuintes de Salvador para o fim do prazo, na próxima quarta-feira (31), de indicação de imóveis para obtenção de desconto de até 30% no valor do Imposto sobre a Propriedade Predial e Territorial Urbana (IPTU) de 2013. O benefício é assegurado para os contribuintes que se cadastraram no programa Nota Cidadã.
2 PESCA - Os problemas, as soluções e novidades técnicas e a economia relacionados aos segmentos da pesca e da aquicultura no Brasil e no mundo serão os temas essenciais do III Simpósio Internacional de Aquicultura e Pesca – Siap Brasil, nos dias 8 e 9 de novembro, em Salvador (no Centro de Convenções).
3 MOSTRA - Na próxima quarta-feira, 31, às 19h, acontece a vernissage da exposição IRÚNMOLÈ do artista visual Yuri Ferraz na Galeria ACBEU.  A mostra é composta por 40 desenhos sobre papel que retratam um universo criado pelo artista. Neste universo se fundem personagens extraídos de HQs e de cultos religiosos de origem africana que oscilam entre o reconhecível e o imaginado.
4 HARDWARE - A Faculdade Dom Pedro II promove hoje o terceiro módulo do curso de Rede e Hardware, das 8h às 12h, no Campus II da Instituição. O curso terá como instrutor Luis Fernando e contará como atividade complementar de extensão. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo email tecnologos@dompedros egundo.edu.br ou pelo telefone (71) 9698 - 3112.  

Nenhum comentário: