sexta-feira, 26 de outubro de 2012

Privacyfix: uma ferramenta para monitorar sua privacidade na internet

De uns anos pra cá, a questão da privacidade na web tem sido muito debatida. Primeiro foram os cookies, depois foram as publicidades do Google e, mais recentemente, até uma notíciafake sobre a falta de proteção no Facebook e uma suposta matéria do Fantástico. Trotes à parte, a boa notícia é que já existe o Privacyfix, uma ferramenta que pode te ajudar a controlar suas informações que estão disponíveis na internet.
Disponível via add-on para Chrome e Firefox, o Privacyfix é, em resumo, um atributo que permite que você cheque e altere – com facilidade – suas configurações de privacidade no Facebook, Google e em outros sites. Depois que você baixar a extensão para seu navegador preferido, basta rodar o setup do Privacyfix para que o programa lhe avise, em até 60 segundos, que tipo de informações suas estão sendo monitoradas na web.
A partir daí, ele te direciona direto para páginas que permitem que você altere suas configurações, e também fornece outros dados interessantes. No meu caso, alguns bons exemplos são a estimativa de que o Google lucra 170 dólares por ano em anúncios graças aos meus dados ou a conta que previu que o Facebook monitorava 87% dos sites em que navegava.
Apesar de pedir acesso a várias de inormações suas para efetuar as checagens, a ferramenta garante que não usa os dados coletados em proveito próprio, não arquiva os endereços de IP dos usuários e nem guarda nossos históricos de navegação.
E aí, curtiu? Confira mais sobre a novidade no vídeo abaixo.

Nenhum comentário: