terça-feira, 7 de julho de 2015

Arte e sabor em Feira de Santana

O projeto Arte e Sabor Feira de Santana, iniciativa do Instituto Tomie Ohtake, de São Paulo, em parceria com a Fundação Nestlé Brasil e a Secretaria Municipal de Educação de Feira de Santana, na Bahia, vai reunir 70 merendeiras da rede pública municipal de ensino da cidade para participar de cinco encontros com profissionais das mais diferentes áreas: chef de cozinha, contadores de história, médica pediatra, nutricionista, educadores e artistas. A capacitação profissional será realizada entre os dias 8 e 15 de julho.
O objetivo é oferecer às merendeiras uma formação sobre saúde, nutrição e convidá-las a refletir sobre as suas práticas cotidianas de preparo e manuseio de alimentos. Em especial, elas irão conhecer os diálogos entre a alimentação e a arte, que passa desde o uso dos alimentos em obras por artistas de diferentes épocas até a preocupação com a apresentação estética dos pratos.
A proposta também pretende contribuir para a formação dessas profissionais de forma lúdica e afetiva com o intuito de promover a melhora na qualidade das refeições de mais de 20 mil alunos atendidos na cidade.
Segundo a coordenadora da Ação Educativa do Instituto Tomie Ohtake, Ana Luiza Bringuente “a originalidade do projeto encontra-se na interdisciplinaridade, uma vez que reúne especialistas das mais diversas áreas de conhecimento”.
Para a secretária de Educação Municipal de Feira de Santana, Jayana Ribeiro a proposta da formação é inovadora uma vez que mexe com os vários sentidos e com um olhar diferenciado para a alimentação que é oferecida aos nossos alunos. “Uma boa refeição na escola não depende exclusivamente dos ingredientes, mas também da criatividade e do interesse destas profissionais tão importantes que são as merendeiras”, defende Jayana. (Secom)


Nenhum comentário: